Toda representação visual midiática cuja temática trata de um aspecto problemático qualquer da realidade do mundo social tem como objetivo, declarado ou não, politizar seu espectador. Essa politização contribui para reforçar ou transformar a forma de percepção da realidade representada. A formalização estética adotada pelo fotógrafo Sebastião Salgado para construir suas enunciações visuais faz emergir o debate sobre a questão das “boas” e “más” formas de politização do espectador de imagens, e dos efeitos sociais produzidos por essas. No presente artigo discutiremos sobre a proposição de politização da fotografia de Salgado, sobre o tipo de politização a que ela se opõe, e sobre a visão do mundo que ela visa a promover.
Every visual media representation that depicts a problematic characteristic of the social world aims to, explicitly or not, politicise its viewers. This action helps either to reinforce or to transform the perception of the depicted reality. The aes-thetic formatting the photographer Sebastião Salgado adopts in his visual statements brings to the surface the discussion about “the good” and “the bad” ways for the viewers to be politicised, besides the social effects this particular choice may have. In this article we discuss the proposal of politicization found in Salgado’s photography as well as to which form of proposition it is opposed. In addition, we examine what kind of world view it aims to promote.