Política e performance: uma análise de Fogo inextinguível, de Harun Farocki

Lumina

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ISSN: 19814070
Editor Chefe: Gabriela Borges Martins Caravela
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Política e performance: uma análise de Fogo inextinguível, de Harun Farocki

Ano: 2016 | Volume: 10 | Número: 2
Autores: Julia Gonçalves Declie Fagioli
Autor Correspondente: Julia Gonçalves Declie Fagioli | [email protected]

Palavras-chave: performance, corpo, cinema, napalm, Harun Farocki.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise do filme Fogo inextinguível (Alemanha, 1969), de Harun Farocki, a partir de algumas ideias em torno do conceito de performance, tais como as de Richard Schechner (2003) e Marvin Carlson (2010). O filme é dividido em três partes, mas para este trabalho analisaremos mais detalhadamente a primeira delas, em que Farocki está diante da câmera. Ele lê um depoimento de uma vítima do napalm, questiona o modo de produção das bombas e reflete sobre como representar isso em imagens. Em seguida ele diz que só é possível dar um indício do sofrimento causado pelo napalm e para isso, apaga um cigarro no próprio braço. Portanto, a partir da ideia de performance como um “se mostrar fazendo”, como o “momento de uma exposição”, defendemos que a performance realizada por Farocki constitui um gesto político.