Este trabalho trata da inserção profissional de professores licenciados em outras áreas do conhecimento – (PLOA) que atuam com o ensino de arte/música nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Sinop – (REMES), e é um recorte de uma pesquisa que se constituiu em forma de tese de doutorado. O objetivo geral da pesquisa foi investigar como PLOA se tornam professores de música na educação básica. A metodologia utilizada foi a abordagem biográfica, mais especificamente, as narrativas de profissionalização. Neste trabalho, discuto narrativas de dez professores que relataram a maneira como se inseriram no ensino de arte/música da REMES. Essas narrativas me orientaram na leitura das entrevistas narrativas, interpretando, assim, a maneira como esses professores constroem a sua profissionalização na área de música. Os acontecimentos narrados, pelos professores informantes, mostram que a área de arte/música, na REMES, é vulnerável, podendo ser ocupada de acordo com os interesses dos PLOA ou do coletivo que compõe esse contexto educacional. Embora exista uma lei – 11.769/2008, que torna o ensino de música componente curricular obrigatório no ensino de arte nas escolas de educação básica, contextos educacionais como o da REMES mostram que, pela realidade local, essa obrigatoriedade tende a se postergar, caso não haja polÃticas locais comprometidas com um ensino de música que seja capaz de atender as necessidades do contexto educacional das escolas da Remes.
This paper deals with integration into working teacher licensees in other areas of knowledge - (PLOA) acting to the teaching of art / music in schools in the Municipal School of Sinop - (Remes), and it is a part of a research that constituted in the shape of a doctoral thesis. The goal general research was to investigate how PLOA becoming music teachers in basic education. The methodology employed was the biographical approach, specifically, the narratives of professionalization. In paper, I discuss narratives of ten teachers reporting the way in which they whom entered the teaching of art / music Remes. These narratives have guided me reading the narrative interviews by interpreting as well, the way these teachers form their professionalization in music. The happenings narrated by the informants, show that the area of art / music, Remes, is vulnerable and could to be occupied according with the interest of PLOA or the collective that makes up this educational context. Although there the law - 11.769/2008, which makes music teaching curriculum component obligatory the teaching of art in basic education schools, educational contexts like the Remes show that the the local reality, this obligation tends to be postpone, if no there is a local political committed with teaching music to be able to attend the requirements of educational context of schools Remes.