Política Pública Cultural: embrafilme como desenvolvimento da cinematografia brasileira

Revista GEMInIS

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ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Política Pública Cultural: embrafilme como desenvolvimento da cinematografia brasileira

Ano: 2014 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Cristóvão Domingos De Almeida, Cleber Morelli-Mendes
Autor Correspondente: Cristóvão Domingos De Almeida, Cleber Morelli-Mendes | [email protected]

Palavras-chave: audiovisual, cinema brasileiro, EMBRAFILME, indústria cinemtográfica, políticas públicas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo tem por objetivo compreender a EMBRAFILME como referência para o fortalecimento da indústria cinematográfica brasileira, através da política pública cultural aplicada no governo militar. Parte-se do pressuposto no qual o cinema brasileiro não existia enquanto indústria e que encontrou no Estado a força necessária para se estabelecer. O governo militar percebeu no cinema a possibilidade de estabelecer o diálogo com parte dos intelectuais e também canais para consolidar a identidade nacionalista. Fundamentamos a análise em estudos bibliográficos e em dados estatísticos gerados pela própria EMBRAFILME. Evidenciamos, que a atuação estatal no cinema brasileiro e sua participação no processo de industrialização, foi decisiva para a contínua manutenção de uma cinematografia mais brasileira e menos estrangeira.



Resumo Inglês:

The article aims to understand EMBRAFILME as a reference for the strengthening of the Brazilian film industry, through the public cultural policy applied in the military government. It starts from the assumption in which the Brazilian cinema did not exist as an industry and found in the state the necessary strength to establish itself. The military government realized in the cinema the possibility of establishing dialogue with part of the intellectuals and also channels to consolidate the nationalist identity. We base the analysis on bibliographic studies and statistical data generated by EMBRAFILME itself. We show, that the state performance in Brazilian cinema and its participation in the industrialization process, was decisive for the continuous maintenance of a more Brazilian and less foreign cinematography.