Políticas da estética no Brasil e Argentina: corpo, gênero e memória em Cabra Marcado para Morrer e La historia oficial

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ISSN: 2175-6015
Editor Chefe: Christiano Key Tambascia
Início Publicação: 01/11/2009
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

Políticas da estética no Brasil e Argentina: corpo, gênero e memória em Cabra Marcado para Morrer e La historia oficial

Ano: 2017 | Volume: 7 | Número: 1
Autores: Acuña, Mauricio
Autor Correspondente: Mauricio Acuña | [email protected]

Palavras-chave: Cinema, Corpo, Memória, Gênero, Nação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo propõe uma análise comparada de dois filmes – a obra ficcional argentina dirigida por Luis Puenzo, La história oficial (1985), e o documentário brasileiro conduzido por Eduardo Coutinho, Cabra Marcado para Morrer (1984). A aproximação entre os filmes será mediada pelo problema da relação entre corpo feminino, memória, luto e imaginação nacional. Para sustentar a argumentação em torno do objeto empírico como base de uma reflexão político-estético-social – mobiliza-se uma teoria da imagem embasada no campo da antropologia visual na qual o cinema reapresenta realidades, ficcionaliza e elabora aspectos da história e da memória como forma de conhecimento e da experiência em si. O cinema, portanto, constitui história, conhecimento, experiência estética e social, conforme reivindica Jacques Rancière, filosofia de aporte fundamental ao longo o texto.