Políticas da imagem fotográfica em “Elas, Madalenas” subjetivação e desidentificação de mulheres trans

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ISSN: 2318-5694
Editor Chefe: Profa. Dra. Luciana Coutinho Pagliarini Souza
Início Publicação: 04/06/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Políticas da imagem fotográfica em “Elas, Madalenas” subjetivação e desidentificação de mulheres trans

Ano: 2018 | Volume: 6 | Número: 11
Autores: A. L. Mayrink, Â. C. S. Marques, M. A. M. Prado
Autor Correspondente: A. L. Mayrink | [email protected]

Palavras-chave: Mulheres trans. Política. Estética. Fotografia. Subjetivação.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo visa compreender a relação entre a aparência de mulheres trans e seu respectivo potencial político. A partir dos conceitos de subjetivação, desidentificação, estética e política de Jacques Rancière, a reflexão busca, através da análise de algumas das imagens fotográficas da exposição “Elas, Madalenas” (Lucas Ávila, 2014), evidenciar como essas mulheres valem-se de recursos da ordem do visível para performar gênero e, ao mesmo tempo, dão a ver questões de sua exclusão sistemática dos espaços de discurso presentes na sociedade. O esforço empreendido foi no sentido de tentar entender como mulheres trans, através da maquiagem, das roupas, do cuidado com os cabelos e de tantos outros artifícios que fazem parte da aparência visível, se apropriam criativamente de seus corpos, elaboram uma linguagem própria e inventam uma forma de vida cuja potência está no ato de aparecer, na construção de uma cena enunciativa argumentativa e performática animada pelo dissenso.



Resumo Inglês:

The aim of this article is to understand the relation between transgendered women’s appearance and its respective political potential. From Jacques Rancière’s concepts of subjectivation, deidentification, aesthetics and politics, the reflection seeks, through the analysis of some images from the exposition “Elas, Madalenas” (Lucas Ávila, 2014), to evidence how those women avail themselves of visible resources to perform gender, and at the same time, give rise to questions about their systematic exclusion from the places of discourse which are present in society. Our effort was made in order to understand how trans women, through maquillage, clothes, hair care and other artifices that are part of the visible appearance, can appropriate creatively of their bodies elaborate a singular and proper language and invent a form of life whose power is in the very act of appearing in public, in the construction of an argumentative and performative scene of enunciation livened up by the dissent.