OBJETIVO: Compreender o desenvolvimento das políticas públicas de saúde voltadas ao diagnóstico precoce do câncer de mama no Brasil.
MÉTODO: Revisão Integrativa da literatura na qual foram utilizados dados primários nas bases de dados do LILACS, MEDLINE e BDENF com critérios estabelecidos para busca de periódicos em português, inglês e espanhol através das modalidades de pesquisa e níveis de evidência no período de 10 anos (2008-2018).
RESULTADOS: Observamos que as produções nessa temática apresentam lacuna no tocante ao desenvolvimento de ações de monitoramento, respaldo tecnológico e de eficiência especialmente no tocante a disponibilidade de acesso aos indivíduos. Outro aspecto importante identificado são as lacunas expressas nas políticas que reduzem o acolhimento e direcionamento dos casos na proposta de linhas de cuidado.
CONCLUSÃO: Emerge a necessidade de enxergar de maneira mais apropriada os fatores determinantes dessa neoplasia para melhor planejamento e viabilização de novos caminhos no cuidado as pessoas com câncer mamário.