Neste ensaio, discuto a problemática das polÃticas públicas educacionais de inclusão social e das polÃticas linguÃsticas educacionais, bem como a questão do paradoxo da acessibilidade e da inclusão social, porque a acessibilidade e a inclusão por si sós podem não promover a igualdade entre os sujeitos e a diversidade cultural, além de manterem e reproduzirem as relações de dominação já existentes. E isso porque o acesso à s interações sociais, mediadas pelos gêneros secundários, letramentos dominantes e variedade linguÃstica de prestÃgio, é, antes de tudo, o convÃvio com práticas e discursos da ideologia dominante, podendo representar mais um meio para sua manutenção. A partir dos estudos do CÃrculo de Bakhtin, de Paulo Freire e de Hilary Janks, discuto como podemos abordar esse paradoxo na escola por meio da plurivalência e da dialética do signo e por meio de uma educação problematizadora e crÃtica da realidade.
In this essay I discuss the issue of educational public policies for social inclusion and of educational linguistic policies, and the issue of the accessibility paradox and social inclusion, because accessibility and inclusion alone may not promote equality between individuals and cultural diversity, but maintain and reproduce existing relations of domination. This happens because the access and the relation with social interactions mediated by secondary genres, dominant literacies and linguistic variety of prestige are, first of all, the interaction with practices and discourses of the dominant ideology, possibly representing another means for its maintenance. Based on the studies developed by the Bakhtin Circle, Paulo Freire, and Hilary Janks, I analyze how we can address this paradox at school through plurivalence and sign dialectic, and through a problematizing, critical education.
En este ensayo discuto la problemática de las polÃticas públicas educacionales de inclusión social y de las polÃticas lingüÃsticas educacionales, además de la cuestión de la paradoja de la accesibilidad y de la inclusión social, ya que puede que la accesibilidad y la inclusión y la diversidad cultural por sà solas no promuevan la igualdad entre los sujetos, sino que mantengan y reproduzcan las relaciones de dominación ya existentes. Esto es asà porque el acceso y la convivencia con las interacciones sociales, mediadas por los géneros secundarios, literarias dominantes y variedad lingüÃstica de prestigio, son, antes que nada, la interacción y la convivencia con prácticas y discursos de la ideologÃa dominante, pudiendo ser más un medio para su manutención. A partir de los estudios del CÃrculo de Bakhtin, de Paulo Freire y de Hilary Janks, abordamos cómo podemos abarcar esa paradoja en la escuela, por medio de la plurivalencia y de la dialéctica del signo, mediante una educación basada en la discusión de problemas y crÃtica de la realidad.