Por um espaço digital para a história do cinema brasileiro

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ISSN: 2318-5694
Editor Chefe: Profa. Dra. Luciana Coutinho Pagliarini Souza
Início Publicação: 04/06/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Por um espaço digital para a história do cinema brasileiro

Ano: 2015 | Volume: 3 | Número: 6
Autores: J. R. Pimentel
Autor Correspondente: J. R. Pimentel | [email protected]

Palavras-chave: Cinema brasileiro. Acervo digital. Panorama histórico.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo tem como tema uma possibilidade de narrativa digital da história do cinema brasileiro. Ele se delimita numa investigação da possibilidade historiográfica estabelecida pelo acesso digital/digitalização de um conjunto de filmes. Lida-se com uma hipótese de que o cenário digital atual desafia conceitos estabelecidos de espaços de acervo, fixação de fontes e democratização de acessos. Esta hipótese é analisada a partir de uma investigação/descrição de buscas por longa-metragens datados do período de 1964 a 1968 e disponibilizados no site de compartilhamentos Youtube, assim o configurando como espaço digital de acervo. A pergunta de pesquisa é: como os resultados do motor de busca do Youtube, estimulado por um conjunto de descritores, formam um panorama digital do cinema brasileiro de 64-68? O objeto de estudo é a historiografia digital, e o objeto empírico é a materialidade de um possível panorama digital de um momento da história do cinema brasileiro. Conclui-se que, embora os dados encontrados não construam o relevo total do período, eles mostram que o conjunto de filmes encontrados para exibição livre e de fácil acesso carregam marcas identitárias fortes e representativas do período e afirmam a hipótese de um espaço digital de construção de acervo livre, digital e democrático.



Resumo Inglês:

This study addresses a possibility of a digital narrative to the history of Brazilian cinema. It is restrained to an investigation of the historiographical possibility established by digital access/digitalization of a set of films. One deals with the hypothesis that the current digital landscape challenges some of the already established concepts of treasury spaces, source fixing and access democracy. This hypothesis is analyzed from an investigation/description of some searches for full-length films dated from 1964 to 1968, which have been made available at Youtube, thus configuring it as a digital treasury space. The research question is: how the results from Youtube's search engine, which is stimulated by a set of descriptors, form a digital panorama of Brazilian cinema from 64-68? The aim of the study is the digital historiography, and its empirical object is the material of a possible digital panorama of a historical moment of Brazilian cinema. One infers that, although the collected data do not stand for the whole period, they show that the amount of free exhibition and easy access films that have been found feature strong and representative identity marks of that period and asserts the hypothesis of a free treasury digital constructing space; which is both digital and democratic.