O objetivo desta reflexão é obter pistas para um estudo antropológico dos artefatos em realidades indígenas amazônicas, a partir de uma composição entre os campos da Antropologia da arte e da etnologia ameríndia. Buscando verificar a aplicabilidade dos conceitos ocidentais nessas realidades específicas, tento demonstrar como as próprias noções de arte e estética têm limites claros para se refletir sobre os contextos ameríndios, devendo, para tal, ser repensadas. Investigando as formas de agência e a materialidade da vida social, a intenção é perceber até que ponto objetos podem ser considerados “sujeitos” nas redes de interação, condensando complexidades que lhes são próprias. Transitando entre interpretações funcionalistas e simbólicas, e refletindo também sobre os universais da cognição, entendo que as formas de apreensão do mundo, das pessoas e dos objetos, podem ser variantes e relativas aos contextos diferenciados. Como forma de conclusão, busco interpretar um caso etnográfico da Amazônia indígena, relacionado ao “complexo das flautas”, onde as conexões entre gênese artística, cosmologia e mitologia se demonstram vigorosas.
The objective of this essay is to get clues to an anthropological study of artifacts in indigenous Amazonian realities, from a composition between the fields of anthropology of art and ethnology. Seeking to verify the applicability of Western concepts in these specific circumstances, I try to demonstrate how the concepts of art and aesthetics have clear limits to think indigenous contexts, and to that end, have be rethought. Investigating the forms of agency and materiality of social life, the intention is to discover the extent to which objects can be thought of as “subjects” in the networks of interaction, condensing the complexities of their own. Transiting between functional and symbolic interpretations, and also reflecting on the universals of cognition, I believe that the ways of apprehending the world, people and objects, may vary and be related to different contexts. As a conclusion, I seek to interpret an ethnographic case of the Amazon Indians, related to the "complex of the flutes”, where the connections between artistic genesis, cosmology and mythology appear to be strong.