Por uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna: a cena além do humano

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Por uma história do pensamento sobre o fazer da iluminação cênica moderna: a cena além do humano

Ano: 2018 | Volume: 1 | Número: 31
Autores: Berilo Luigi Deiró Nosella
Autor Correspondente: Berilo Luigi Deiró Nosella | [email protected]

Palavras-chave: História da ilumi-nação cênica; história e historiografia do teatro; teatro de formas animadas; Adol-phe Appia; Gordon Craig

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo, um dos resultados parciais de pesquisa de pós-doutoramento sobre uma história do fazer e do pensamento da iluminação cênica moderna, apresenta algumas questões relativas a tal proposição e estabelece algumas bases do pensamento da iluminação em cena entre finais do século XIX e início do XX. Para tal, articula, com base sobretudo em Adolphe Appia e Gordon Craig, a relação entre os avanços propiciados pela iluminação elétrica e reconfigurações das tradições do teatro de figuras (marionetes), como estudado por Cristina Grazioli, numa proposição de modernização da cena, considerando-se os modos de produção, tanto da iluminação quanto da cena, em seus contextos culturais.



Resumo Inglês:

This paper, as one of the partial re- sults of post-doctorate research on a history of making and thinking of mod- ern stage lighting, in addition to present some issues regarding such propositions, aims to establish some thinking ground- work of stage lighting between the end of the 19th century and the beginning of the 20th century. For this purpose, it articulates, especially in the thinking of Adolphe Appia and Gordon Craig, the relation between advances provided by electric lighting and reconfigurations of puppet theater traditions, as studied by Cristina Grazioli, in a proposition of stage modernization, considering the production ways, either lighting and stage, in their cultural contexts.