Assumindo a complexidade e as possibilidades da pesquisa acadêmica no campo das artes, este artigo aborda e discute alguns aspectos do investigar em artes que traz como escopo o fazer do artista em processo de criação, buscando identificar e refletir sobre parâmetros metodológicos específicos de uma investigação em Artes Cênicas. Identificando um caráter cartográfico implícito, é articulada ainda uma apropriação do conceito de cartografia que é trazido por Gilles Deleuze e Feliz Guattari, para aprofundar as reflexões acerca das particularidades da metodologia em questão e propor um material de conhecimento acadêmico que seja condizente com seus aspectos processuais.
Considering the complexity and the possibilities about academic research in the realm of arts, this article discusses some aspects related to an investigation in arts that has in its scope the doing of the artist in a creative process, aiming to identify and reflect about the specific methodological parameters in an investi- gation in Performing Arts. Identifying an implicit cartographic path, it is articulated an appropriation of the concept of cartography brought by Gilles Deleuze and Felix Guattari, to verticalize the reflections about the particularities of the methodology here discussed and suggest a subject of academic knowledge that is appropriate to the aspects of the creative process.