Por uma memória do cinema documentário no Rio Grande do Sul: desafios para uma nova historiografia do cinema brasileiro

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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Por uma memória do cinema documentário no Rio Grande do Sul: desafios para uma nova historiografia do cinema brasileiro

Ano: 2010 | Volume: 0 | Número: 23
Autores: Cássio dos Santos Tomaim
Autor Correspondente: Cássio dos Santos Tomaim | [email protected]

Palavras-chave: documentário gaúcho, memória, historiografia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir de pesquisa bibliográfica e consulta a catálogos e dicionários de filmes brasileiros, buscamos uma compreensão histórica da produção de documentários no Rio Grande do Sul, a fim de problematizar a memória deste cinema. Primeiro foi preciso existir o cinema de não-ficção no estado, em especial o de curta-metragem, para somente mais tarde ser possível o longa-metragem de ficção gaúcho. Isso indica que a história do cinema no Rio Grande do Sul não é uma coleção de episódios isolados, como nos fez acreditar a historiografia clássica do cinema brasileiro.



Resumo Inglês:

From literature review and consultation to catalogs and dictionaries of Brazilian films, we seek a historical understanding of documentary production in Rio Grande do Sul, in southern Brazil, aiming to reflect on the memory of this kind of film. First there was the need of non-fiction cinema in the state, especially the short film, and only later the gaucho feature-length fiction became a possibility. This indicates that the history of cinema in Rio Grande do Sul is not a collection of isolated episodes, as it is believed in the classic historiography of Brazilian cinema.



Resumo Espanhol:

A través de la revisión de literatura y consulta a los catálogos y diccionarios de películas brasileñas, buscamos establecer una comprensión histórica de la producción documental en Rio Grande do Sul, en el Sur de Brasil, con el fin de problematizar la memoria de este genero cinematográfico. En un primer momento fue preciso que existiera el cine de no ficción en el estado, y de modo específico los cortometrajes, para que más tarde surgiera el largo metraje de ficción gaucho. Eso nos indica que la historia del cine en Rio Grande do Sul no es una colección de episodios aislados, como lo señala la historiografía clásica del cine brasileño.