PORTO VELHO E O ROCK: HISTORIOGRAFIA DAS CANÇÕES ENTRE OS ANOS 2000 A 2010

Das Amazônias

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ISSN: 2674-5968
Editor Chefe: Nedy Bianca Medeiros de Albuquerque
Início Publicação: 31/12/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

PORTO VELHO E O ROCK: HISTORIOGRAFIA DAS CANÇÕES ENTRE OS ANOS 2000 A 2010

Ano: 2024 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: P. S. Fernandes
Autor Correspondente: P. S. Fernandes | [email protected]

Palavras-chave: Porto Velho, Amazônia, Historiografia literária, Canção, Rock

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho tem como foco a análise de letras de canções escritas por bandas de rock em Porto Velho, Rondônia, no período dos anos de 2000 a 2010. O problema central discutido neste trabalho consiste no fato de Porto Velho não alcançar visibilidade como uma cidade que produz canções com temáticas que fogem do regionalismo e os temas ligados à natureza, predominando na cena artística canções com conteúdos locais. O objetivo principal é, portanto, destacar canções que foram produzidas a partir de temas que se distinguemdo paradigma amazônico. Fazendo uso de uma abordagem metodológica que combina pesquisa bibliográfica, historiográfica, entrevistas e aprofundamento teórico, o estudo oferece uma visão sobre o cenário cancioneiro portovelhense, concentrando-se em uma contextualização do gênero poesia lírica e canção na literatura. Em seguida, realizamos a análise de algumas canções compostas pelas bandas: Coveiros, Ultimato, Nitro e Versalhes. Nossa análise será pautada por autores como Cara Salete de Almeida (1985) e João de Jesus Paes Loureiro (2015) para tratarmos da canção enquanto poesia lírica, e Luís Augusto Fischer (2021) e Roberto Acízelo Souza (2014) para delinearmos conceitos referentes ao exercício historiográfico. Por fim, destaca-se que esse artigo pretende contribuir paraque se criem novas formas de ver as canções produzidas em Porto Velho e que essa seja uma janela para dessacralizar a visão que se tem da Amazônia.



Resumo Inglês:

This paper focuses on the analysis of lyrics written by rock bands in Porto Velho, Rondônia, between 2000 and 2010. The central problem discussed in this work is the fact that Porto Velho has not achieved visibility as a city that produces songs with themes that go beyond regionalism and themes linked to nature, with songs with local content predominating in the artistic scene. The main objective is therefore to highlight songs that have been produced usingthemes that break away from the Amazonian paradigm. Using a methodological approach that combines bibliographical and historiographical research, interviews and in-depth theoretical analysis, the study offers an insight into the songwriting scene in portovelhense, focusing on a contextualization of the genres of lyric poetry and song in literature. We then analyze some songs composed by the bands: Coveiros, Ultimato, Nitro and Versalhes. Our analysis will be guided by authors such as Cara Salete de Almeida(1985) and João de Jesus Paes Loureiro (2015) to deal with the song as lyric poetry and Luís Augusto Fischer (2021) and Roberto Acízelo Souza (2014) to outline concepts relating to the historiographical exercise. Finally, it should be noted that this article aims to help create new ways of looking at the songs produced in Porto Velho and that this is a window to desacralize the view of the Amazon.