PORTUGAMESVR: O ENSINO DE PORTUGUÊS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTADUAL PAULISTA AUXILIADO POR REALIDADE VIRTUAL

Colloquium Exactarum

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ISSN: 21788332
Editor Chefe: Robson Augusto Siscoutto
Início Publicação: 30/11/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Engenharias

PORTUGAMESVR: O ENSINO DE PORTUGUÊS NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTADUAL PAULISTA AUXILIADO POR REALIDADE VIRTUAL

Ano: 2021 | Volume: 13 | Número: 4
Autores: Bruno Maciel Ricce; Cristiani Aparecida Maciel Ricce; Robson Augusto Siscoutto
Autor Correspondente: Bruno Macie Ricce | [email protected]

Palavras-chave: Educação, Realidade Virtual, Ensino da Língua Portuguesa

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com a evolução das tecnologias da informação tem se discutido a aplicabilidade na educação básica nas escolas públicas brasileiras, porém poucos projetos foram, de fato, concretizados, por serem de difícil implementação, devido a falta de recursos tecnológicos nas escolas e a complexidade da língua portuguesa. As tecnologias de informação estão presentes no cotidiano das novas gerações e a tendência é aumentar, uma vez que, o seu uso, diretamente, está relacionado com as múltiplas ferramentas de mídia social, games e nos diversos métodos de pesquisas da internet. Entretanto, o ambiente estudantil ainda utiliza métodos tradicionais de ensino, não condizentes com a realidade do aluno, gerando conflitos que podem atrapalhar a aprendizagem. Diante disso, este trabalho apresenta uma ferramenta de realidade virtual que disponibiliza ambientes virtuais tridimensionais gamificados, imersivos e interativos realizados de modo individual, com o intuito de auxiliar e facilitar a apropriação do conhecimento e do processo de ensino/aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental brasileiro da disciplina de Língua Portuguesa. Tal ferramenta é voltada para a melhoria do desempenho escolar na compreensão e interpretação de linguagem verbal e não verbal, tornando alunos autônomos, solidários e competentes. Os ambientes virtuais foram avaliados, pelos pesquisadores do projeto, por meio de um questionário de usabilidade específico para este tipo de ambiente, obtendo média final de 4,93 de 5,0, sendo considerado apto para uso, no futuro, em salas de aulas.



Resumo Inglês:

With the evolution of information technologies, the applicability in basic education in Brazilian public schools has been discussed, but few projects were, in fact, implemented, because they are difficult to implement, due to the lack of technological resources in schools and the complexity of the Portuguese language. . Information technologies are present in the daily lives of new generations and the tendency is to increase, since their use is directly related to the multiple tools of social media, games and in the various methods of internet research. However, the student environment still uses traditional teaching methods, not consistent with the student's reality, generating conflicts that can hinder learning. Therefore, this work presents a virtual reality ool that provides gamified, immersive and interactive three-dimensional virtual environments performed individually, in order to assist and facilitate the appropriation of knowledge and the teaching/learning process of Brazilian elementary school students. of the Portuguese 7Language course. This tool is aimed at improving school performance in understanding and interpreting verbal and non-verbal language, making students autonomous, supportive and competent. The virtual environments were evaluated by the project researchers through a specific usability questionnaire for this type of environment, obtaining a final average of 4.93 out of 5.0, being considered suitable for future use in classrooms.