POSIÇÕES ENUNCIATIVAS DO SUJEITO POPULAR NO CINEMA: UMA ANÁLISE DA SÉRIE STAR WARS A PARTIR DA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR

Revista Discurso & imagem Visual em Educação

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ISSN: 2526-0839
Editor Chefe: Erenildo João Carlos
Início Publicação: 11/05/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes

POSIÇÕES ENUNCIATIVAS DO SUJEITO POPULAR NO CINEMA: UMA ANÁLISE DA SÉRIE STAR WARS A PARTIR DA PERSPECTIVA ENUNCIATIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Marcos Angelus Miranda de Alcantara, Raquel Rocha Villar de Alcantara
Autor Correspondente: ALCANTARA, Marcos Angelus Miranda de | [email protected]

Palavras-chave: Palavras-chave: Posições de sujeito. Educação Popular. Análise Arqueológica do Discurso. 

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este texto propõe uma análise sobre o modo como o sujeito popular é posicionado discursivamente no cinema. Para isso, detém-se na série cinematográfica Star Wars (1977, 1980, 1983, 1999, 2002, 2005, 2015, 2017) e busca escavar regularidades e modos como funcionam os discursos que posicionam o sujeito popular. Do ponto de vista teórico-metodológico, o trabalho opera, em geral, com a Análise Arqueológica do Discurso (FOUCAULT, 2008) e, especificamente, com a Teoria Enunciativa da Educação Popular (TEEP) (ALCANTARA, 2017). A hipótese levantada é de que a posição genérico-abstrata, a partir da noção de massas populares, e a sócio-histórica, com base na noção de marginalidade, acionam uma série de correlações discursivas que atravessam a narrativa ficcional em questão, bem como nossa experiência sócio-histórica, e estão presentes nos discursos correlatos à Educação Popular. A análise sugere que Star Wars aciona um discurso que transita por domínios que posicionam sujeitos sob o signo da organização das classes populares em torno de algumas lutas: por liberdade, pela democratização da sociedade e pela superação das mais diversas relações de opressão.



Resumo Inglês:

This essay proposes an analysis of how the popular subject is positioned discursively in the cinema. In order to do so, it focuses on the cinematographic series Star Wars (1977, 1980, 1983, 1999, 2002, 2005, 2015, 2017) and seeks to excavate regularities and modes of how the discourses that position the popular subject work. From the theoretical-methodological point of view, the work usually operates with the Archaeological Discourse Analysis (FOUCAULT, 2008) and, specifically, with the Enunciative Theory of Popular Education (TEEP) (ALCANTARA, 2017). The hypothesis raised is that the generic-abstract position, starting with the notion of popular masses, and socio-historical, based on the notion of marginality, trigger a series of discursive correlations that cross the fictional narrative in question, as well as our socio-historical experience, and are present in the discourses related to Popular Education. The analysis suggests that Star Wars triggers a discourse that moves through domains that position the subjects under the sign of the organization of the popular classes around some struggles: for freedom, for the democratization of society and for the overcoming of the most diverse relations of oppression.