A prática da humanização da relação médico-paciente nos alunos de primeiro período de medicina da Universidade Severino Sombra. A visão do calouro que se tornou monitor. Um relato de experiência.

Revista Pró-UniverSUS

Endereço:
Av. Exp. Oswaldo de Almeida Ramos, 280 - Bloco 03, 2º Pavimento - Centro
Vassouras / RJ
27700000
Site: http://editora.universidadedevassouras.edu.br
Telefone: (24) 2471-8372
ISSN: 21798931
Editor Chefe: Marilei de Melo Tavares e Souza
Início Publicação: 30/11/2010
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Enfermagem, Área de Estudo: Odontologia, Área de Estudo: Saúde coletiva

A prática da humanização da relação médico-paciente nos alunos de primeiro período de medicina da Universidade Severino Sombra. A visão do calouro que se tornou monitor. Um relato de experiência.

Ano: 2019 | Volume: 10 | Número: 2
Autores: Marques, SC; Bandeira, LLB; dos Anjos, ILPB; Macedo, TLS; Rebello, DM; Rabello, E; de Aragão, IPB .
Autor Correspondente: de Aragão, IPB . | [email protected]

Palavras-chave: Humanização da Assistência, Estudantes de Medicina, Educação Médica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A Prática da Humanização da Relação Médico-Paciente nos Alunos de Primeiro Período de Medicina da Universidade Severino Sombra. Projeto Calouro Humanoé um projeto tanto da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, como da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade de Vassourasvoltado para os alunos do primeiro período do curso de medicina de cada semestre letivo – o calouro humano. Possui duração de 14 semanas envolvendo também, monitores, que são alunos de diversos períodos, exceto o primeiro, além dos professores da disciplina de Programa de Aproximação a Prática Médica 1. Ele consiste em trabalhar com o aprendizado e a utilização dos princípios da humanização da relação médico-paciente e inserir o aluno desde o princípio da faculdade no ambiente hospitalar visando o paciente como pessoa portadora de uma doença. Quando perguntados a respeito da experiência ao executarem as suas funções, cerca de 80% dos alunos responderam positivamente em relação a vivência nessa atividade. Trata-se de um projeto de importância para a construção gradual do desenvolvimento da habilidade de empatia e comunicação dos alunos envolvidos em ambas as funções.



Resumo Inglês:

The Practice of Humanization of the Doctor-Patient Relationship in First-Year Students at Severino Sombra University. Human Freshman Project is a project of both the Research and Post-Graduation Department and the Dean of University Extension of the University of Vassouras, aimed at students of the first period of the medical course of each semester - the human freshman. It has a duration of 14 weeks also involving monitors, who are students from different periods, except the first one, besides the teachers of the Program Approach to Medical Practice 1. It consists of working with the principles of humanization of the doctor-patient relationship and insert the student from the beginning of college in the hospital environment aiming at the patient as a person with a disease. When asked about their experience in performing their duties, about 80% of the students answered positively regarding their experience in this activity. It is a project of importance for the gradual construction of the development of empathy and communication skills of the students involved in both functions.