A prática do treinamento como atividade sagrada na SCOT: Tadashi Suzuki e o teatro como modo de vida

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A prática do treinamento como atividade sagrada na SCOT: Tadashi Suzuki e o teatro como modo de vida

Ano: 2015 | Volume: 2 | Número: 25
Autores: Fabiano Lodi
Autor Correspondente: Fabiano Lodi | [email protected]

Palavras-chave: Treinamento, teatro sagrado, teatro japonês, Tadashi Suzuki, SCOT

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo destaco aspectos relacionados ao Método Suzuki de Treinamento de Atores (Suzuki Method of Actor Training), criado pelo diretor teatral japonês Tadashi Suzuki. A escrita se fundamenta na perspectiva de um diretor teatral brasileiro – o próprio autor deste texto – proveniente de sua investigação continuada sobre o referido método, intensificada na experiência vivida em Toga, um vilarejo do interior do Japão onde está sediada a SCOT (Suzuki Company of Toga). São enfatizadas características do modo de vida dos integrantes da SCOT a partir de uma noção de atividade sagrada entendida como atitude de entrega e devoção em torno do projeto teatral do qual fazem parte.



Resumo Inglês:

I present in this article some aspects about the Suzuki Method of Actor Training, created by the Japanese theatre director Tadashi Suzuki. This text is based under the perspective of a Brazilian theatre director – the own author of this text – from his investigations about the Suzuki Method which was intensified on the experience lived in Toga, a little town inland of Japan where SCOT has a headquarter. Here are specified some qualities about the way of life of SCOT´s members from a conception of sacred activity, understood as a devotional attitude around the theatre project that they are engaged.