A produção fotográfica por pessoas cegas e com baixa visão questiona discursos sociais enraizados. Tais criações ampliam o entendimento sobre o ver, subvertem o oculocêntrismo, bem como dilatam as ponderações sobre a experiência sensorial no universo da fotografia, e consequentemente, comunicacional. Neste contexto, a acessibilidade se constrói na conexão de múltiplas percepções e linguagens, compreendendo a deficiência como diferentes formas de estar no mundo, explorando suas possibilidades e potencialidades. Na construção deste pensamento, este estudo recorre à fotógrafos não videntes e ao Projeto A fotografia e o sentir, bem como as teorias propostas por Bavcar (2000; 2015), Alves (2015, 2020), Derrida (2012), Didi-Huberman (2010, 2012) entre outros.
The photographic production made by blind and low vision people questions deep-rooted social discourses. Such creations broaden the understanding of seeing, subvert oculocentricity, as well as extend the considerations about the sensory experience in the photography universe, and consequently, communicational. In this context, accessibility is built on the connection of multiple perceptions and languages, understanding disability as different ways of being in the world, exploring its possibilities and potential. In the construction of this thought, this study uses non-sighted photographers and the Photography and Feeling Project, as well as the theories proposed by Bavcar (2000; 2015), Alves (2015, 2020), Derrida (2012), Didi-Huberman (2010, 2012) among others.
La producción de fotografías por personas ciegas y con baja visión cuestiona discursos sociales profundamente arraigados. Tales creaciones amplían la comprensión del ver, subvierten el oculocentrismo, así como amplían las reflexiones sobre la experiencia sensorial en el universo de la fotografía, y en consecuencia, comunicacional. En este contexto, la accesibilidad se construye sobre la conexión de múltiples percepciones y lenguajes, entendiendo la discapacidad como diferentes formas de estar en el mundo, explorando sus posibilidades y potencialidades. En la construcción de este pensamiento, este estudio utiliza fotógrafos no videntes y el Proyecto Fotografía y sentimiento, así como las teorías propuestas por Bavcar (2000; 2015), Alves (2015, 2020), Derrida (2012), Didi -Huberman (2010, 2012) entre otros.