Práticas musicais e estéticas com adolescentes em uma ala psiquiátrica

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Práticas musicais e estéticas com adolescentes em uma ala psiquiátrica

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 2
Autores: Nazfar Hadji
Autor Correspondente: Nazfar Hadji | [email protected]

Palavras-chave: Estudo de caso, Educação estético-musicais, Psiquiatria de adolescentes, Improvisação, Participação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta um projeto educativo estético-musical que associou a peça para piano Faschingsschwank aus Wien, de Robert Schumann, com improvisações feitas por adolescentes, pacientes em uma ala psiquiátrica. Os pacientes exploraram tanto o material musical como o não musical, como imagens e máscaras. Eles poderiam trazer suas próprias ideias, não apenas na elaboração de máscaras e improvisação, mas também no desenvolvimento da coreografia. Como parte do projeto, os participantes e a equipe do hospital participaram de entrevistas que foram submetidas a uma análise qualitativa. Ao final do projeto, os resultados foram mostrados em uma apresentação final. Os participantes expressaram, claramente, uma mudança na percepção de si mesmos. Essas transformações podem ser interpretadas como indicadores de processos educativos estético-musicais. Este estudo de caso é uma contribuição para a pesquisa em educação musical nos hospitais e pode, até mesmo, encorajar a implementação, no futuro, de propostas educacionais similares em hospitais.



Resumo Inglês:

This paper presents a musical-aesthetic educational project which combined the piano piece Faschingsschwank aus Wien by Robert Schumann and improvisations of adolescent patients in a psychiatric ward. The patients explored both musical and non-musical material, such as pictures and masks. They could bring in their own ideas, not only in designing the masks and in the improvisation, but also in the development of the choreography. At the end of the project, the results were presented in a final performance. As part of the project, interviews with participants and hospital staff were conducted and qualitatively analysed. The participants clearly expressed a changed perception of themselves. These transformations can be interpreted as indicators of musical-aesthetic educational processes. This case study constitutes a contribution to music education research in hospitals and may even encourage the implementation of similar educational offers in hospitals in the future.