Práticas surpreendentes: uma estratégia de ensino na formação do professor de música

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Práticas surpreendentes: uma estratégia de ensino na formação do professor de música

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Kirsten Fink-Jensen (Tradução de Ana Ester Correia Madeira e Teresa Mateiro)
Autor Correspondente: Kirsten Fink-Jensen | [email protected]

Palavras-chave: professor pesquisador, técnicas de observação, prática de ensino

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo apresenta a tradução do texto original da professora e pesquisadora dinamarquesa Kirsten Fink-Jensen publicado no livro Professional Knowledge in Music Teacher Education (Farnham, Ashgate, 2013, p. 139-155). Suas preocupações com a prática pedagógica de seus estudantes são as mesmas de inúmeros professores formadores ao redor do mundo. A autora propõe a implementação de uma estratégia de ensino que denominou de “práticas surpreendentes”, apoiando-se em conceitos antropológicos e fenomenológicos, bem como em teorias do campo da psicologia, da pedagogia e da educação musical. O ponto central de partida é a identificação de uma situação-problema que se torna evidente durante a prática pedagógica. Para tanto, o estudante em formação docente é convidado a refletir sobre uma ação observada a fim de gerar novas possibilidades para uma determinada realidade.



Resumo Inglês:

The Fink-Jensen’s chapter focuses on two key questions (issues) for the development of the pedagogical practice of music students in teacher education: how theory can contribute to the development of practice and how the relationship between theory and practice can be addressed during their education. Conceiving the teacher as a researcher she proposes the implementation of a teaching strategy that he called “astonishing practices”, relying on anthropological and phenomenological concepts, as well as on theories of the field of psychology, pedagogy and music education. The central point is the identification of a problem situation and, for this, it is essential that the student is able to observe in an open-sensuous way, leaving behind theoretical premises already established so that it can generate new possibilities for such a teaching situation.