Practice-based studies on sustainable consumption: a methodological proposal

Revista Pensamento Contemporâneo em Administração

Endereço:
Rua Mário Santos Braga, S/N - Sala 702 - Prédio I da Faculdade de Administração - Centro - Campos do Valonguinho
Niterói / RJ
24020140
Site: https://periodicos.uff.br/pca
Telefone: (21) 8677-1405
ISSN: 1982 2596
Editor Chefe: Joysi Moraes
Início Publicação: 31/10/2007
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Multidisciplinar

Practice-based studies on sustainable consumption: a methodological proposal

Ano: 2020 | Volume: 14 | Número: 4
Autores: R. Pimentel
Autor Correspondente: R. Pimentel | [email protected]

Palavras-chave: Consumo Sustentável; Practice-based Studies; Fenomenologia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo propõe uma abordagem metodológica para estudos baseados na prática sobre consumo sustentável. A proposta metodológica visa superar modelos prescritivos, buscando um conhecimento aprofundado para apoiar intervenções que promovam mudanças em direção ao consumo sustentável. A proposta adota a fenomenologia como método e a etnografia como estratégia. A entrevista com o sósia, a autoconfrontação cruzada, e as tecnologias digitais são propostas para a coleta de dados, e a semiótica fenomenológica como método de análise. A crescente participação do pesquisador e as técnicas indicadas para situações de intervenção são uma contribuição, pois permitem estudar uma prática e provocar sua transformação.



Resumo Inglês:

The paper proposes a methodological approach for practice-based studies on sustainable consumption. The methodological proposal aims to overcome prescriptive models, seeking a deep understanding to support interventions that promote changes towards sustainable consumption. The proposal adopts phenomenology as a method and ethnography as a strategy. Interview-to-the-double, self-crossed confrontation and digital technologies are proposed for data collection, and phenomenological semiotics as a method of analysis. The increasing participation of the researcher and the techniques indicated for intervention situations are a contribution because they allow to study a practice and cause its transformation.