O quinto número da Revista Diálogos do Direito, da Faculdade Inedi, do CESUCA traz como locus de reflexão a obra O Mercador de Veneza, de William Shakespeare. A obra recebeu o maior número de votos do copro docente da instituição, e a partir da votação, conforme é anuncado na revista, segue-se o convite para que os interessados da comunicade acadêmica submetam artigos que tenham como mote o debate travado na obra sob um novo ponto de vista jurÃdico.
Essa forma de proceder têm trazido uma grande aceitação da parte da comunidade acadêmica, que durante um semestre dialoga e prepara os artigos que serão submetidos para avaliação cega por pares, seguindo-se o processo de aprecisação segundo as regras da Revista para a publicação. O quinto número apresenta novamente um excelente número de artigos e professores participantes, novamente, também do exterior, como a Dra. Kizil, da Turquia.
A obra de Shakespeare permitiu uma relexão profunda sobre vários aspectos jurÃdicos, alguns inusitados, como o leitor poderá constatar em sua leitura. Trouxe uma nova luz sobre o próprio modo como a obra pode ser revisitada, além de trazer para o diálogo inúmeras outras temáticas, que de algumas forma ou de outra, dialogam em torno da obra, tantas centenas de anos após seu lançamento.