PREFERÊNCIA DE OVIPOSIÇÃO DE EUGENIAMYIA DISPAR (DIPTERA: CECIDOMYIIDAE) EM FOLHAS E RAMOS DE SUA PLANTA HOSPEDEIRA EUGENIA UNIFLORA (MYRTACEAE)

Journal of Environmental Analysis and Progress

Endereço:
Rua Manoel de Medeiros - SN - Dois Irmãos
Recife / PE
52171-900
Site: http://www.jeap.ufrpe.br
Telefone: (81) 9997-4093
ISSN: 2525-815X
Editor Chefe: Rejane Magalhães de Mendonça Pimentel
Início Publicação: 30/09/2016
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

PREFERÊNCIA DE OVIPOSIÇÃO DE EUGENIAMYIA DISPAR (DIPTERA: CECIDOMYIIDAE) EM FOLHAS E RAMOS DE SUA PLANTA HOSPEDEIRA EUGENIA UNIFLORA (MYRTACEAE)

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: R. A. Bianchi, H. Venâncio, J. C. Santos
Autor Correspondente: R. A. Bianchi | [email protected]

Palavras-chave: galha, hipótese do vigor da planta, hipótese da preferência, pitanga

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Locais da planta hospedeira com recursos de alta qualidade são mais visados por galhadores. O objetivo do estudo foi verificar se Eugeniamyia dispar (Diptera) prefere atacar ramos e folhas de Eugenia uniflora (Myrtaceae) com elevado vigor, assim como determinar quais microhabitats verticais e horizontais das folhas são mais abundantes em galhas. Foram medidos os comprimentos de ramos folhas de indivíduos adultos de E. uniflora. Para determinar a quantidade de ramos galhados e abundância de galhas foliares, nós distribuímos as medidas dessas estruturas em classes de comprimento. Foram estabelecidas três classes de medidas verticais e horizontais das folhas galhadas para verificar quais desses locais possuíam maior número de galhas. À medida que houve o aumento das classes de comprimento dos ramos e folhas, maior foi o ataque do galhador a essas estruturas. Ocorreu decréscimo no gradiente de galhas da base em direção ao ápice (classes verticais) e da nervura central às bordas (classes horizontais). Esses resultados demonstram que E. dispar possui preferência por induzir galhas em ramos e folhas mais vigorosos, assim como proposto pela Hipótese do Vigor da Planta; o mesmo ocorreu próximo ao pecíolo e nervura central de folhas de E. uniflora.