Presença do gênero teatral em Tristram Shandy, de Laurence Sterne

Guavira Letras

Endereço:
Avenida Ranulpho Marques Leal, 3484 - Distrito Industrial II
Três Lagoas / MS
79613-000
Site: http://www.guaviraletras.ufms.br
Telefone: (67) 3509-3701
ISSN: 1980-1858
Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

Presença do gênero teatral em Tristram Shandy, de Laurence Sterne

Ano: 2015 | Volume: 11 | Número: 21
Autores: Aline Candido Trigo, Luciana Brito
Autor Correspondente: A. C. Trigo, L. Brito | [email protected]

Palavras-chave: Tristram Shandy, dialogismo, romance, teatro

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Moderno e experimental, o romance A vida e as opiniões do cavalheiro Tristram Shandy, produzido no século XVIII pelo pastor irlandês Laurence Sterne, dialoga com os demais gêneros literários e apropria-se de diversas vertentes narrativas a fim de criar uma composição híbrida. O narrador-autor, Tristram Shandy, informa que para narrar sua vida e suas opiniões fará uso da estrutura do gênero romance. Porém, sua afirmação é irônica, na medida em que subverte o gênero em questão, misturando outras formas a sua estrutura, como é o caso do diálogo com o gênero dramático. Diante disso, o presente trabalho analisa as relações que Sterne estabelece com o gênero teatral em Tristram Shandy, e de que modo características do gênero dramático são evidenciadas no texto. A partir de teóricos como Emil Staiger e Mikhail Bakhtin é possível conceber essa aproximação entre gêneros literários, algo impensável à época de Sterne e hoje um dialogismo inevitável.



Resumo Inglês:

Modern and experimental, the novel The life and opinions of Tristram Shandy gentleman, produced in the eighteenth century by the Irish minister Laurence Sterne, opens a dialogue with others literary genres and makes use of a variety of narrative strands, in view of creating a hybrid composition. The narratorauthor, Tristram Shandy, informs that to narrate his life and opinions, will make use of the structure of the novel genre. However, his affirmation is ironic, in that overturn of the genre, mixing forms with his structure, like the dialogue with the dramatic genre, for example. In front of this, the present work analyses the connection that Sterne stablishes with the theatrical genre in the Tristram Shandy, and how is shown dramatic genre features in his text. Starting with theories of Emil Staiger and Mikhail Bakhtin is possible to conceive this approach between literary genres, taken as unthinkable in Sterne‘s period, and know considered as inevitable dialogism.