A Presença do Piano em Grupo em Instituições de Ensino Superior no Brasil

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

A Presença do Piano em Grupo em Instituições de Ensino Superior no Brasil

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Simone Gorete Machado
Autor Correspondente: Simone Gorete Machado | [email protected]

Palavras-chave: ensino coletivo, habilidades funcionais, piano em grupo, universidades brasileiras

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo pretende colaborar com o conhecimento a respeito da história do Group Piano e da sua expansão no Brasil, partindo do pressuposto de que, nessa modalidade de ensino-aprendizagem, as linguagens musicais, teórica e prática, interagem de maneira coletiva. No ensino superior, essa modalidade costuma ser ministrada mediante a utilização de vários pianos digitais ou teclados para o aprendizado musical teórico-prático coletivo e é, geralmente, considerada como “Piano em Grupo”. No Brasil, há necessidade de divulgação de informações atualizadas sobre o contexto da presença deste componente curricular nos cursos de graduação em música, apesar da diversidade de nomenclatura que lhe é atribuída. O estudo encontrou e assinala, portanto, algumas características básicas históricas dessa metodologia e comprova sua presença na educação superior brasileira, por meio de um levantamento nacional.



Resumo Inglês:

This study aims to contribute to the knowledge about the history and expansion of Group Piano in Brazil. Keeping in mind that in this methodology there is an interconnection of both musical languages, theory and musicianship, and in a collective manner. Therefore, in higher education institutions this approach of applied theory makes use of various digital pianos or keyboards collectively and it is usually referred to as Group Piano. However, in Brazil, the absence of a more updated and complete information on a national level about the presence of this course at the undergraduate music curriculum challenges research, specially due to the many different denominations it receives. This study presents some basic historic characteristics about this methodology and confirms its presence in Brazil through a national survey.