A presença incômoda do real em Amores brutos

Revista De Estudos Da Comunicação

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Início Publicação: 31/12/1999
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

A presença incômoda do real em Amores brutos

Ano: 2011 | Volume: 12 | Número: 28
Autores: Cláudio Rodrigues Coração
Autor Correspondente: Cláudio Rodrigues Coração | [email protected]

Palavras-chave: Real, Amores brutos, Choque, Legitimação, Violência.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Pretende-se, com este artigo, examinar como o filme Amores brutos é presenciado pela ideia incômoda de
real. A partir disso, serão identificadas as bases e as manifestações do choque de real (Jaguaribe), fundamentadas
pela lógica da imagem-movimento (Deleuze) realística e pela legitimação discursiva realista-naturalista
(Bourdieu), além de ser analisada a tematização em torno da violência, da marginalização e da degradação
urbana. Assim, o realismo estético é, de certa forma, o referendo do nosso cotidiano pelas amarras
distendidas do relato e o motor precípuo não só da ideia de constituição, fundamentação e representação da
realidade contemporânea, mas também da vivência e da experiência.



Resumo Inglês:

With the present article, it is intended to examine how the movie Amores perros is filled by the uncomfortable
idea of reality. Based on that, it will be identified the bases and manifestations of the shock of real (Jaguaribe),
grounded by the realist movement-image (Deleuze) logic and discursive realistic-naturalistic legitimation
(Bourdieu); besides that, it will be analyzed the thematisation around violence, marginalization and urban decay.
The aesthetic realism is in some ways the referendum in our daily life, the bonds of the story unfolded, and as an
engine preciput not only the idea of creation, reasoning and representation of contemporary reality, but also
the experience and expertise.