Procedimentos dialógicos no Design e autoria: algumas anotações

Revista de Ensino em Artes, Moda e Design

Endereço:
Rodovia Admar Gonzaga - Lab. Moda e Sociedade - sala 51 - Itacorubi
Florianópolis / SC
88034-001
Site: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/Ensinarmode/index
Telefone: (48) 3664-8385
ISSN: 2594-4630
Editor Chefe: Mara Rúbia Sant'Anna
Início Publicação: 01/10/2017
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Procedimentos dialógicos no Design e autoria: algumas anotações

Ano: 2019 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Regina Barbosa Ramos, Gilberto dos Santos Prado
Autor Correspondente: Regina Barbosa Ramos | [email protected]

Palavras-chave: Práticas dialógicas em Design, Colaboração, Co-criação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O diálogo é uma prática que constrói espaços comuns e possibilita o surgimento de novas ideias e a mudança de pontos de vista. Propõe-se, na articulação a seguir, a aplicação do diálogo como prática em Design na contemporaneidade, em que é reconhecida a necessidade de ampliar a abordagem no que tange aos processos, projetos, produtos e a autoria. Esta última será discutida como prática dialógica em duas modalidades de projeto em Design, a colaboração e a co-criação. A fim de ilustrar o que se entende e pretende com a aplicação prática do diálogo na construção de um fazer em Design, e especialmente em Design de Moda, serão exploradas as atividades do LabModAR, coletivo responsável pelos projetos Pérola e Sea Between Us, tomados como práticas de extensão do Bacharelado em Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi.



Resumo Inglês:

Dialogue is a practice that builds common spaces and makes possible both the appearance of new ideas and change points of view. It is purposed, in the following article, the appliance of the dialogue as a practice in contemporary Design, in which is recognized the need of broaden the approach of processes, projects, products and authorship. The last one will be discussed also as a dialogical practice in two modalities of Design project, collaboration and co-creation.