Processos erosivos costeiros e recuperação de áreas degradadas na Praia de Tabatinga II, município de Conde- litoral sul, Paraíba- Brasil.
Revista Ambiental
Processos erosivos costeiros e recuperação de áreas degradadas na Praia de Tabatinga II, município de Conde- litoral sul, Paraíba- Brasil.
Autor Correspondente: Fernanda Nascimento Correia | [email protected]
Palavras-chave: Bioengenharia; Degradação ambiental; Erosão
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
Este trabalho estuda os principais processos erosivos costeiros e os mecanismos responsáveis pela sua formação em um lote urbano no Loteamento Cidade Balneário Novo Mundo, localizado na praia de Tabatinga II, no municÃpio de Conde, litoral sul da ParaÃba. Também é apresentada uma proposta de recuperação para este lote, a partir do uso de materiais reutilizáveis. Foi utilizado como metodologia experimental um estudo de caso, considerando os principais impactos ambientais da área e apontando como ocorrem os fenômenos correlacionados aos processos erosivos costeiros. O Loteamento Cidade Balneário Novo Mundo está localizado na Ãrea de Proteção Ambiental de Tambaba que está inserida no Bioma Mata Atlântica, onde ocorre potencial processo de urbanização com forte adensamento populacional, favorecendo a erosão da área. O estudo apresenta em seu conteúdo os métodos utilizados para estabilização dos processos erosivos que ocorrem na área, a partir de práticas da bioengenharia, buscando revitalizar este importante patrimônio natural