Processos erosivos costeiros e recuperação de áreas degradadas na Praia de Tabatinga II, município de Conde- litoral sul, Paraíba- Brasil.

Revista Ambiental

Endereço:
Av. Monsenhor Walfredo Leal, 512, Tambiá
João Pessoa / PB
58520040
Site: http://fpb.edu.br/revista/index.php/eng_amb/index
Telefone: 8331332900
ISSN: 2446-6743
Editor Chefe: Ivanhoé Soares Bezerra
Início Publicação: 28/02/2015
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Geociências

Processos erosivos costeiros e recuperação de áreas degradadas na Praia de Tabatinga II, município de Conde- litoral sul, Paraíba- Brasil.

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 3
Autores: Fernanda Nascimento Correia, Williams da Silva Guimarães de Lima, Ivanhoé Soares Bezerra
Autor Correspondente: Fernanda Nascimento Correia | [email protected]

Palavras-chave: Bioengenharia; Degradação ambiental; Erosão

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho estuda os principais processos erosivos costeiros e os mecanismos responsáveis pela sua formação em um lote urbano no Loteamento Cidade Balneário Novo Mundo, localizado na praia de Tabatinga II, no município de Conde, litoral sul da Paraíba. Também é apresentada uma proposta de recuperação para este lote, a partir do uso de materiais reutilizáveis. Foi utilizado como metodologia experimental um estudo de caso, considerando os principais impactos ambientais da área e apontando como ocorrem os fenômenos correlacionados aos processos erosivos costeiros. O Loteamento Cidade Balneário Novo Mundo está localizado na Área de Proteção Ambiental de Tambaba que está inserida no Bioma Mata Atlântica, onde ocorre potencial processo de urbanização com forte adensamento populacional, favorecendo a erosão da área. O estudo apresenta em seu conteúdo os métodos utilizados para estabilização dos processos erosivos que ocorrem na área, a partir de práticas da bioengenharia, buscando revitalizar este importante patrimônio natural