A Proclamação da República e a Cidadania

Mosaico

Endereço:
Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos, 280 - Bloco 3, 2º Pavimento - Centro
Vassouras / RJ
27700-000
Site: http://editora.universidadedevassouras.edu.br
Telefone: (24) 2471-8372
ISSN: 21787719
Editor Chefe: Angelo Ferreira Monteiro
Início Publicação: 31/12/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

A Proclamação da República e a Cidadania

Ano: 2012 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: José Carlos Vargens Tambasco
Autor Correspondente: José Carlos Vargens Tambasco | [email protected]

Palavras-chave: Proclamação da república; Cidadania; Guerra de Canudos; Positivismo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Procuramos enfatizar, no presente estudo, a ausência do sentimento de cidadania no povo carioca – e por extensão, no brasileiro – quando da Proclamação da República.Procuramos mostrar que a República, entre nós, surgiu de um movimento de pura insatisfação militar, não tendo sido em nada influenciada pela Abolição da Escravatura,e muito menos pela Questão Religiosa. Contudo, esta última estava a indicar que, para tocar nos sentimentos de um povo, é necessário ter-se sensibilidade, o que a República não teve, conduzindo-se àquele terrível genocídio, que foi a Guerra de Canudos. Para estas reflexões,utilizamo-nos de manifestações literárias da época, bem como de alguns documentos produzidos por partícipes e testemunhas oculares dos fatos, durante aquela jornada.



Resumo Francês:

Nous avons chercé à charactériser l’absence du sentiment de citoyennetée parmi le peuple de la ville du Rio de Janeiro – et par extension, au Brésil – au instant de la Proclamation de la Republique. Pour analyser cette
qurstion, nous avons pris, soit de pages de la literature brèsilienne de l’époque,soit de témoignages de participants civiles de catte journée La Guerra de Canudos est évoquée comme consequence de la Question Religieuse.