Produção de conteúdos virtuais participativos: entre a informação, o espetáculo e a manipulação

Revista GEMInIS

Endereço:
Rodovia Washington Luiz, s/n - Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (Sala 13, 2º andar CECH)Centro de Educação e Ciências Humanas – CECH - Jardim Guanabara
São Carlos / SP
13565905
Site: http://www.revistageminis.ufscar.br/
Telefone: (16) 3306-6923
ISSN: 2179-1465
Editor Chefe: João Carlos Massarolo
Início Publicação: 31/10/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

Produção de conteúdos virtuais participativos: entre a informação, o espetáculo e a manipulação

Ano: 2012 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: Ieda M. M. Tourinho, Mauro Luciano de Araújo, Josette Monzani
Autor Correspondente: Ieda M. M. Tourinho, Mauro Luciano de Araújo, Josette Monzani | [email protected]

Palavras-chave: Jornalismo participativo, Espetáculo, Twitter

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Coberturas jornalísticas em tempo real, envio de informações do local do acontecimento a partir de plataformas móveis estão sendo postas em prática por organizações jornalísticas internacionais, nacionais e regionais. Por outro lado, há também a produção jornalística em microblogs feita por amadores, cidadãos-repórteres ou produsers, denominada jornalismo participativo e webjornalismo participativo. Assim, o artigo trabalha com duas vertentes: a primeira é questionar se a prática do cinegrafista amador é considerada notícia ou produto espetacular e se isso modifica as rotinas produtivas desses vídeos enviados pelos internautas. A segunda indicia a produção colaborativa como uma estratégia de fidelização dos clientes às empresas.



Resumo Inglês:

News coverage in real time, sending information of the venue of the event from mobile platforms are being put into practice by international, national and regional journalistic organizations. On the other hand, there is also journalistic production in microblogs made by amateurs, citizen-reporters or produsers, called participatory journalism and participatory webjournalism. Thus, the article works with two aspects: the first is to question whether the practice of the amateur videographer is considered news or spectacular product and if this modifies the productive routines of these videos sent by netizens. The second indicates the collaborative production as a strategy of customer loyalty to companies.



Resumo Espanhol:

Coberturas jornalísticas em tempo real, envio de informações do local do acontecimento a partir de plataformas móveis estão sendo postas em prática por organizações jornalísticas internacionais, nacionais e regionais. Por outro lado, há também a produção jornalística em microblogs feita por amadores, cidadãos-repórteres ou produsers, denominada jornalismo participativo e webjornalismo participativo. Assim, o artigo trabalha com duas vertentes: a primeira é questionar se a prática do cinegrafista amador é considerada notícia ou produto espetacular e se isso modifica as rotinas produtivas desses vídeos enviados pelos internautas. A segunda indicia a produção colaborativa como uma estratégia de fidelização dos clientes às empresas.