PRODUÇÃO DE JOGOS DA MEMÓRIA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA E.E.F.M. AMÁLIA XAVIER DE JUAZEIRO DO NORTE-CE.

Revista Docentes

Endereço:
Avenida General Afonso Albuquerque Lima, s/n - Cambeba
Fortaleza / CE
60822-325
Site: http://revistadocentes.seduc.ce.gov.br/index.php/revistadocentes
Telefone: (85) 3101-3976
ISSN: 2526-4923
Editor Chefe: Prof. Dr. Rosendo Freitas Amorim
Início Publicação: 30/11/2016
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Educação

PRODUÇÃO DE JOGOS DA MEMÓRIA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA E.E.F.M. AMÁLIA XAVIER DE JUAZEIRO DO NORTE-CE.

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 3
Autores: Ana Claudia Alves Rosa, Adriana Florêncio da Silva, Marta Cordeiro Brito Bezerra, Luiz Marivando Barros
Autor Correspondente: Ana Claudia Alves Rosa | [email protected]

Palavras-chave: Jogo da Memória, teoria-prática, biologia, organelas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este estudo busca apresentar produção de jogos como meio metodológicos viável : ensino de biologia (Citologia-Organelas),visando o processo de ensino e aprendizagem que não pode ser restrito a comodismo de teorias, exercícios ou resumos de livros didáticos, mas de uma integração desses métodos já citados com adição de novas técnicas de ensino. Para que os alunos possam sentir-se atraídos, como são sistematicamente levados nas tendências tecnológicas digitais. Aponta-se na oficina realizada uma metodologia capaz de romper paradigmas do ensino de ciências e biologia pela sua dinâmica flexível, podendo ser modelada, utilizado em outras disciplinas, conteúdos diversos, por ser um instrumento formador de pensamento reflexivo, transformador e autônomo para produção do conhecimento e que venha a contribuir com a educação desses discentes. Foram realizadas pesquisas em livros, revistas, artigos, ministradas aulas teóricas utilizando imagens, expressão verbal, livro didático e exercícios e aulas práticas com imagens, oficina da construção de um jogo da memoria diferente dos convencionais- onde existiam gravuras, suas respectivas funções ou características. Foram utilizadas 224 impressões coloridas em papel 60kg, 40 tesouras, 8 bandejas de papelão e 120 fichas de avaliação do aluno dessas aulas
ministradas. A oficina foi realizada em três salas do primeiro ano do Ensino Médio, totalizando 120 alunos da E.E.F.M. Amália Xavier de ensino básico em de Juazeiro do Norte-CE.



Resumo Inglês:

This study aims to present the production of games as viable methodological means: teaching of biology (Cytology-Organelles), aiming at the teaching and learning process that can not be restricted to the appropriateness of theories, exercises or summaries of textbooks, but an integration Of these methods with the addition of new teaching techniques. So that the students can feel attracted as they are systematically taken in the digital technological tendencies. It is pointed out in the workshop the methodology capable of breaking paradigms of the teaching of science and biology by its flexible dynamics, being able to be modeled, used in other disciplines, diverse contents, for being a reflective, transforming and autonomous thoughtforming instrument for the production of Knowledge and that will contribute to the education of these students. Researches were carried out in books, magazines, articles, theoretical classes using images, verbal expression, didactic book and exercises and practical classes with images, verbal expression,workshop of the construction of a memory game different from conventional ones - where there were engravings, their respective Functions or characteristics. A total of 224 colored prints were used on 60kg paper, 40 scissors, 8 cardboard trays and 120 student assessment sheets from these classes. The workshop was held in three rooms of the first year of high school, totaling 120 students from E.E.F.M. Amália Xavier primary education in the Juazeiro do Norte-CE.



Resumo Espanhol:

Este estudio busca presentar producción de juegos como medio metodológico viable: enseñanza de biología (Citología-Organelas), visando el proceso de enseñanza y aprendizaje que no puede ser restringido a la comodidad de teorías, ejercicios o resúmenes de libros didácticos, sino de una integración de los mismos Métodos ya citados con adición de nuevas técnicas de enseñanza. Para que los alumnos puedan sentirse atraídos, como son sistemáticamente llevados en las tendencias tecnológicas digitales. En el taller se realizó una metodología capaz de romper paradigmas de la enseñanza de las ciencias y la biología por su dinámica flexible, pudiendo ser modelada, utilizada en otras disciplinas, contenidos diversos, por ser un instrumento formador de pensamiento reflexivo, transformador y autónomo para la producción del producto, Y que contribuya a la educación de estos alumnos. Se realizaron investigaciones en libros, revistas, artículos, ministradas clases teóricas utilizando imágenes, expresión verbal, libro didáctico y ejercicios y clases prácticas con imágenes, taller de la construcción de un juego de la memoria diferente de los convencionales - donde existían grabados, sus respectivas funciones o características . Se utilizaron 224 impresiones en color en papel 60 kg, 40 tijeras, 8 bandejas de cartón y 120 fichas de evaluación del alumno de esas clases impartidas. El taller fue realizado en tres salas del primer año de la Enseñanza Media, totalizando 120 alumnos de la E.E.F.M. Amalia Xavier de enseñanza básica en de Juazeiro do Norte-CE.