Produção de sentido e representação do sertão nordestino na tríade do Cinema Novo

Revista Culturas Midiáticas

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ISSN: 1983-5930
Editor Chefe: Dra. Isabella Chianca Bessa Ribeiro do Valle
Início Publicação: 12/08/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciência da informação, Área de Estudo: Comunicação, Área de Estudo: Artes

Produção de sentido e representação do sertão nordestino na tríade do Cinema Novo

Ano: 2014 | Volume: 7 | Número: 2
Autores: GUTEMBERG, Alisson, LIRA, Bertrand
Autor Correspondente: GUTEMBERG, Alisson | [email protected]

Palavras-chave: representação, sertão nordestino, cinema novo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A representação do sertão nordestino está interligada com a própria busca por uma identidade nacional. Na década de 1960, o Cinema Novo estabeleceu imagens para o Nordeste que ressoam até hoje. Desta forma, temos por objetivo analisar a representação do sertão nordestino na Trilogia do Sertão - Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964), Os Fuzis (Ruy Guerra, 1964) e Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos, 1963) – com o intuito de observar de que forma o espaço e o indivíduo aparecem representados nas obras citadas. Para tanto, teremos como referencial teórico os conceitos de Orlandi (2001) e Aumont (1993), Gaudreault e Jost (1999) e Alekan (1979), através de uma análise linguística e semiótica, com o objetivo de observar como discurso e fotografia atuam na produção de sentido dentro dos filmes estudados.



Resumo Inglês:

The representation of the northeastern hinterland is interconnected with the search for a national identity. In the 1960s, Cinema Novo established images for the Northeast that resonate today. Thus, we aim to analyze the representation of the northeastern hinterland in the Trilogy of the Sertão - Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964), Os Fuzis (Ruy Guerra, 1964) and Vidas Secas (Nelson Pereira dos Santos, 1963) - in order to observe how the space and the individual appear represented in the works cited. For that, we will have as a theoretical reference the concepts of Orlandi (2001) and Aumont (1993), Gaudreault and Jost (1999) and Alekan (1979), through a linguistic and semiotic analysis, with the objective of observing how speech and photography act in the production of meaning within the films studied.