A produção de sentido no cinema: entre tramas e dramas do sensível

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ISSN: 2318-5694
Editor Chefe: Profa. Dra. Luciana Coutinho Pagliarini Souza
Início Publicação: 04/06/2013
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

A produção de sentido no cinema: entre tramas e dramas do sensível

Ano: 2013 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: S. M. Resende, R. Andrade, C. V. Macêdo
Autor Correspondente: S. M. Resende | [email protected]

Palavras-chave: Partilha do Sensível. Espaço Suburbano. Estética e Cosmética da fome. Cinema Brasileiro. Linha de Passe.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O filme Linha de Passe (2008) dirigido por Walter Salles Júnior e Daniela Thomas tem como núcleo central a trama de uma empregada doméstica com quatro filhos que mora num bairro de periferia da grande cidade de São Paulo. A obra explicita um forte anseio de seus diretores em falar sobre a realidade brasileira através da história de vida de alguns personagens, mas que por vezes esbarra numa tentativa totalizante. O objetivo deste artigo é analisar o filme sob uma perspectiva crítica, procurando problematizar como a estética e a cosmética de um espaço caracterizado Suburbano é elucidada numa tentativa de partilha do sensível no decorrer do longa metragem. Discutimos como um cinema que participa desta partilha do sensível ao produzir em suas ficções o embaralhamento das legitimidades de uma dinâmica familiar, das atividades e dos espaços, pode dar lugar a uma reconfiguração do comum para uma possível partilha do social.



Resumo Inglês:

The film Linha de Passe (2008) directed by Walter Salles and Daniela Thomas Jr. has the core plot of a maid with four children who lives in a neighborhood on the periphery of the big city of Sao Paulo. The book explains an intense yearning for its directors to talk about Brazilian reality through the life story of some characters, but sometimes hit a totalizing attempt. The aim of this paper is to analyze the film in a critical perspective, seeking to investigate how the aesthetics and cosmetics of a space characterized Suburban is elucidated in an attempt to share the sensitive during the feature film. We will discuss how a film that takes part in this sharing of sensitive produce in his fictions shuffling of legitimacy, identities, activities and spaces, can lead to a reconfiguration of the ordinary for a possible sharing of the social.