Os festejos juninos, no Brasil, constituem um campo de práticas que envolvem questões culturais, políticas, sociais e econômicas. O modo como os sujeitos estruturam e são estruturados nesse cenário envolve não somente o lugar que ocupam e/ou a função que desempenham. Na maioria das abordagens sobre tradições, culturas populares e festas, a maneira como estes mesmos sujeitos constituem sua subjetividade e como esta afeta a própria configuração da festa, seu modos operandi, não tem sido a tônica predominante. Questões relativas ao gênero, à sexualidade, à raça/etnia e aos aspectos geracionais, contudo, atravessam as celebrações festivas e seus ritos de consagração coletivos. É mister, portanto, visibilizá-los, de modo a desvendar como se expressam no campo e quais os seus significados na teia de relações e disputas, materiais e simbólicas, que encerram. Assim, a presente pesquisa objetiva investigar as expressões e os códigos de gênero e sexualidades no campo da festa junina em Fortaleza-Ce. Metodologicamente falando, a quadrilha junina é aqui considerada o momento privilegiado em que se opera a observação destes aspectos, sobretudo a performatividade do gênero associada ao contínuo processo de espetacularização da festa. A premissa inicial é de que algumas festas e manifestações da cultura popular, a exemplo da festa junina, do carnaval, da festa do boi e do maracatu, são essencialmente generificadas a partir de um prisma heteronormativo; o que não impede a reedição de símbolos tradicionais sob os quais elas mesmas foram engendradas, sobretudo no que tange aos papeis sociais de gênero e à sexualidade, constituindo um habitus de gênero que, ora tensiona e subverte determinados padrões, ora ratifica-os.
The June festivities in Brazil constitute a field of practices involving cultural, political, social and economic issues. The way that agents structure and are structured in this scenario involves not only the place they occupy and / or the role they play. In most approaches to traditions, popular cultures, and parties, the way these same agents constitute their subjectivity and how it affects the very configuration of the feast, its modus operandi, has not been the predominant tonic. Issues relating to gender, sexuality, race / ethnicity, and generational aspects, however, cross festive celebrations and their collective rites of consecration. It is necessary, therefore, to make them visible, in order to discover how they are expressed in the field and what the meanings they contain in the web of relations and disputes, both material and symbolic. Thus, the present research aims to investigate the expressions and codes of gender and sexualities in the field of the June party in Fortaleza-Ce. Methodologically speaking, the junina group is considered the privileged moment in which the observation of these aspects is performed, especially the performative character of the genre associated with the continuous process of spectacularization of the party. The premise is that some festivals and manifestations of popular culture, such as the June festival, the carnival, the feast of the ox and the maracatu, are essentially generated from a heteronormative prism; which does not prevent the reissue of traditional symbols under which they themselves were engendered, especially in relation to gender roles and sexuality, constituting a gender habitus that sometimes stresses and subverts certain patterns, and ratifies them.