Publicada desde 1952 nos Estados Unidos, a revista MAD emprega recursos da metalinguagem e da intertextualidade para satirizar criticamente a sociedade e a mídia. Este trabalho discute a importância desta publicação no campo das histórias em quadrinhos e do humor gráfico pela trajetória da edição brasileira desse produto midiático impresso, lançada em 1974. O objetivo desta pesquisa, qualitativa e de nível exploratório, foi identificar as temáticas abordadas pelos artistas brasileiros. Para tanto, foi realizado um levantamento documental e a análise de conteúdo que utilizou o referencial teórico da semiologia de linha francesa. O estudo propõe que a preocupação dos autores brasileiros em utilizar a realidade nacional como foco do humor foi a grande razão do sucesso e longevidade dessa revista no país. O ineditismo do objeto de estudo (a produção humorística nacional editada na revista MAD) justifica a importância da investigação científica empreendida.
Published since 1952 in the United States, the MAD magazine employs resources of meta language and intertextuality to critically satirize society and the media. This paper discusses the importance of this publication in the field of comics and graphic humor by the trajectory of the Brazilian edition of this printed media product, launched in 1974. The objective of this research, qualitative and of exploratory level, is to identify the topics addressed by Brazilian artists. Therefore, it was made a documentary survey and a content analysis that used the theoretical framework of the French line of semiotics. The study suggests that the concern of Brazilian authors in using the national reality focused humor was the big reason for the success and longevity of this magazine in this country. The novelty of the object of study (the national humorous production published in MAD magazine) explains the importance of scientific research undertaken.