PRODUÇÕES CULTURAIS DE PERIFERIA

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ISSN: 1679-9100
Editor Chefe: Norval Baitelo Junior
Início Publicação: 30/09/2002
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

PRODUÇÕES CULTURAIS DE PERIFERIA

Ano: 2010 | Volume: 1 | Número: 15
Autores: Vera V. França, Denise Figueiredo Barros do Prado
Autor Correspondente: Vera V. França | [email protected]

Palavras-chave: legitimidade cultural, cultura da periferia, visibilidade midiática.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Apresentamos, neste artigo, as tensões que cercam a produção cultural dos grupos de periferia no cenário atual, onde ela alcança grande visibilidade midiática. Tomamos como ponto de partida a discussão da teoria da legitimidade cultural (P. Bourdieu) e a hierarquização das diferentes práticas culturais conforme critérios definidos pela classe dominante. Críticas recentes a essa teoria indicam o surgimento de uma pluralidade de produtos e a convivência de diferentes ordens de legitimação, em decorrência de profundas mudanças no panorama contemporâneo ‐ a possibilidades de circuitos periféricos e alternativos de circulação cultural, a formação de redes de sociabilidade ampliadas, o avanço na cena pública de novos sujeitos sociais, a extensão da visibili‐dade midiática. Mais do que isso, no entanto, é preciso atentar para o quanto alguns critérios ainda vigentes de avaliação dos produtos culturais são inadequados ‐ e não dão a ver ‐ a singularidade da cultura de periferia.



Resumo Inglês:

We present in this article, the tensions surrounding the cultural production of the groups in the periphery in the current scenario, where it reaches high visibility in the media. We took as its starting point the discussion of the theory of cultural legitimacy (P Bourdieu) and the ranking of the various cultural practices according to criteria defined by the ruling class. Recent criticism ofthis theory points out the emergence of a plurality of products and the coexistence of different orders of legitimation, as a result of profound changes in the contemporary landscape ‐ the possibilities of peripheral circuits and alternative cultural movement, the formation of social expanded networks, the advancement in the public arena of new social subjects, the extent of media visibility. More than that, however, is to focus in on some yet existing criteria for evaluating cultural products are inadequate ‐ and do not give ‐ the uniqueness of the culture of the periphery.