Prognose da estrutura diamétrica de remanescente de floresta com Araucária utilizando a função densidade de probabilidade Weibull.

Revista Agro@mbiente On-line

Endereço:
Centro de Ciências Agrárias, Campus do Caume, Universidade Federal de Roraima, Monte Cristo, Rod BR 174, s/n
/ RR
69000-000
Site: http://www.agroambiente.ufrr.br
Telefone: 95 3627 2573
ISSN: 19828470
Editor Chefe: Sandra Catia Pereira Uchôa
Início Publicação: 30/11/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Agronomia

Prognose da estrutura diamétrica de remanescente de floresta com Araucária utilizando a função densidade de probabilidade Weibull.

Ano: 2014 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: A. A. Ebling, A. L. Pelissari, S. F. Abrão, R. Bamberg
Autor Correspondente: A. A. Ebling | [email protected]

Palavras-chave: planejamento florestal, manejo sustentado, predição diamétrica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Estudos referentes à prognose da estrutura diamétrica são essenciais no desenvolvimento de parâmetros de produção das florestas, gerando estimativas para subsidiar o manejo sustentado. Por meio de dados de um remanescente de floresta com Araucária, oriundos de inventário florestal contínuo entre os anos de 2000 a 2008 realizado na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, RS, formalizou-se o presente estudo, o qual objetivou prognosticar a estrutura florestal. Foram avaliados, em todas as classes diamétricas, o incremento e a probabilidade de migração, mortalidade e recrutamento das árvores com diâmetro à altura do peito igual ou superior a 9,5 cm. Logo, o cálculo de prognose consistiu em atribuir probabilidades de ocorrência em cada evento, considerando o tempo de projeção e o crescimento diamétrico. Os valores foram prognosticados para o ano de 2008, sendo aplicada a função densidade de probabilidade de Weibull na distribuição de frequências, a qual apresentou boa qualidade de ajuste (R²aj=0,99 e Syx%=1,25). As estimativas foram confrontadas com valores observados da floresta no mesmo ano de referência, com a aderência da prognose confirmada pelo teste de Kolmogorov-Smirnov (Dcalc=0, 05782