Projeto Acqua: uma Experiência de Ambiente Virtual de Aprendizagem Inserido em Web 2.0

Revista Eletrônica Teccen

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ISSN: 19840993
Editor Chefe: Margareth Maria Queiroz de Carvalho
Início Publicação: 31/12/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Engenharias

Projeto Acqua: uma Experiência de Ambiente Virtual de Aprendizagem Inserido em Web 2.0

Ano: 2011 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Marcus Vinicius de Azevedo Basso, Rodrigo Sychocki da Silva.
Autor Correspondente: Marcus Vinicius de Azevedo Basso | [email protected]

Palavras-chave: Aprendizagem, Simulação, Web, Construtivismo, Tecnologia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com o desenvolvimento da Web2.0, as ferramentas disponíveis na internet tornaram a aprendizagem colaborativa, e com isso, os sujeitos tornaram-se agentes influentes que participam ativamente no processo de aprendizagem de outros sujeitos, tornando assim a aprendizagem uma grande rede virtual. O projeto intitulado Acqua, realizado na UFRGS, possui duas versões: a primeira, produzida em 2004, usa ferramentas estritamente conhecidas e disponíveis na Web1.0, que estavam, entretanto, em transição para a Web2.0. Mais recentemente, em 2008, foi produzido um novo modelo para o Acqua, no qual a influência da Web2.0 é forte durante o desenvolvimento das atividades propostas. Neste trabalho, discutiremos os aspectos teóricos que possibilitaram a reformulação desse ambiente virtual de aprendizagem que potencializaram seu uso. Serão tratados também os aspectos relevantes sobre objetos de aprendizagem inseridos totalmente na Web2.0 e sua importância na aprendizagem colaborativa.



Resumo Inglês:

Com o desenvolvimento da Web2.0, as ferramentas disponíveis na internet tornaram a aprendizagem colaborativa, e com isso, os sujeitos tornaram-se agentes influentes que participam ativamente no processo de aprendizagem de outros sujeitos, tornando assim a aprendizagem uma grande rede virtual. O projeto intitulado Acqua, realizado na UFRGS, possui duas versões: a primeira, produzida em 2004, usa ferramentas estritamente conhecidas e disponíveis na Web1.0, que estavam, entretanto, em transição para a Web2.0. Mais recentemente, em 2008, foi produzido um novo modelo para o Acqua, no qual a influência da Web2.0 é forte durante o desenvolvimento das atividades propostas. Neste trabalho, discutiremos os aspectos teóricos que possibilitaram a reformulação desse ambiente virtual de aprendizagem que potencializaram seu uso. Serão tratados também os aspectos relevantes sobre objetos de aprendizagem inseridos totalmente na Web2.0 e sua importância na aprendizagem colaborativa.