Projeto Corpo e(m) Movimento improvisação em dança em uma escola da rede estadual de ensino em Uberlândia, Minas Gerais

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ISSN: 1982-7687
Editor Chefe: Regina Nascimento Silva
Início Publicação: 02/12/1998
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Projeto Corpo e(m) Movimento improvisação em dança em uma escola da rede estadual de ensino em Uberlândia, Minas Gerais

Ano: 2019 | Volume: 18 | Número: 2
Autores: Luiza Bernardes de Andrade Gomes, Patrícia Chavarelli Vilela da Silva
Autor Correspondente: Luiza Bernardes de Andrade Gomes | [email protected]

Palavras-chave: Dança, Improvisação, Escola

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este relato busca demonstrar a importância de um processo educacional de/em/na dança para o desenvolvimento das crianças como indivíduos. Pretende também apontar a dificuldade de acesso a esse tipo de atividade por pessoas de baixa renda e da periferia, ressaltando a importância de projetos que viabilizem a educação pela arte a algumas minorias. Discorre sobre procedimentos de ensino-aprendizagem em dança, mais especificamente sobre improvisação em dança no primeiro ciclo da educação infantil, procurando compreender como o modo de condução das experiências potencializa a construção de conhecimento e a criatividade da criança. Também ressaltamos a importância de se repensar determinados conceitos e pré-conceitos para tornar o estudo da dança acessível à criança, em um momento tão importante do processo de desenvolvimento do indivíduo, como o período da infância. O relato tem como base as atividades do Projeto Corpo e(m) Movimento, realizado em uma escola da rede estadual de ensino em Uberlândia, Minas Gerais.



Resumo Inglês:

This report seeks to demonstrate the importance of an educational process of/in dance for the development of children as individuals. It also aims to point out the difficulty for people with low income or from periphery to access this kind of activity, highlighting the importance of projects that enable education through art to those minorities. It discusses teaching-learning procedures in dance, more specifically on dance improvisation in the first cycle of early childhood education, trying to understand how the way of conducting the experiences potentiates the construction of knowledge and creativity of the child. We also emphasize the importance of rethinking certain concepts and preconceptions to make the study of dance accessible to the child at such an important moment of the development process of the individual, such as the period of childhood. The report is based on the activities of Body and/in Movement Project, carried out in a school of the state education network in Uberlândia, State of Minas Gerais, Brazil.