Apesar das diferentes interpretações da obra de Florestan Fernandes, as quais representam imagens distintas e até contraditórias, este artigo defende a pertinência de concebê-lo como um teórico crÃtico da sociedade brasileira. O estudo compreende o projeto crÃtico em um sentido mais amplo do que aquele concebido pelos intelectuais frankfurtianos, como um compromisso com as condições histórico-sociais emancipatórias, por meio da elaboração de diagnósticos de época, para uma práxis emancipatória. Sob essa perspectiva, é possÃvel identificar o autor como pertencente ao campo crÃtico, desde seus primeiros trabalhos, nos decênios de 1940 e 1950.
Despite the different interpretations of the Florestan Fernandes work, which represent distinct and even contradictory images, this article defends the pertinence of considering him as a critical theorist of the Brazilian society. It comprehends the critical project in a wider sense than the one conceived by the Frankfurt intellectuals, i. e., as a compromise with the socio-historical emancipatory conditions to be pursued through the elaboration of diagnosis of epoch for an emancipatory praxis. In this perspective, it is possible to identify the author as belonging to the critical field since his first works in the decades of 1940 and 1950.