Os diversos meios de comunicação abordam constantemente reportagens sobre o baixo nível no estoque de sangue no estado de Pernambuco; também são divulgadas diversas campanhas de conscientização para que a população realize uma doação de sangue e auxilie pacientes em déficit sanguíneo. Geralmente essas campanhas se intensificam quando algum período festivo ou um feriado prolongado estão próximos, tudo isso porque, de acordo com diversas estatísticas, as incidências de acidentes aumentam e consequentemente a demanda por sangue para serem usados em cirurgias, transfusões, etc. Este artigo tem como objetivo apresentar o projeto de um software, denominado 1updonate, desenvolvido com o objetivo é ser um novo canal de apoio aos doadores. A arquitetura do sistema é dividida em dois módulos principais, um voltado para os doadores, e o outro para a manutenção dos bancos de sangue. O principal diferencial do sistema proposto é o uso da gamificação, que possui potencial para promover um maior engajamento dos doadores no processo de doação.
The several communication channels present constantly reports and news about the low level of blood stock in the state of Pernambuco; also there are several campaigns in order to raise awareness of the population towards blood donation and assist patients in blood deficits. Often these campaigns are intensified when some festive period or an extended holiday are close, all this because, according to various statistics, accident incidences increase and consequently the demand for blood to be used in surgeries, transfusions, etc. This paper aims at presenting the project of a software, called 1updonate, developed with the objective of being a new channel to support donors. The system architecture is divided into two main modules, one facing the donor and the other for the maintenance of blood banks. The main distinguishing feature of the proposed system is the use of gamification and its ability in promoting the engagement from donors in the whole process.