O presente artigo pretende analisar algumas representações
sócio-espaciais que envolvem o passado da cidade de Aracaju durante
o regime ditatorial do Estado Novo no Brasil (1937-1945). A imprensa
periódica, os memorialistas e os escritores que a descreveram
se detiveram na caracterização dos espaços da cidade e na produção
de representações sócio-espaciais, muitas vezes contraditórias. A imprensa,
por exemplo, se ocupou, nessa época, em exibir as ações do
governo para conter os problemas que poderiam ameaçar as polÃticas
eugenistas do Estado, e contribuiu para personificação e combate
à prostituição feminina e aos espaços de sua atuação. No foco das
representações, também se destacam, entre outras coisas, a periferia
da cidade, os espaços de lazer e sociabilidades e sua população. Memorialistas
e escritores, somados a imprensa periódica (e as diversas
vozes e representações que se revelam), se fizeram muito importantes como instrumento de caracterização e caricaturização dos espaços e
dos consumidores da cidade, bem como, foram (são) responsáveis
por alimentar uma determinada compreensão dos corpos e dos papeis
sociais dos gêneros no espaço urbano aracajuano.
This article analyzes some socio-spatial representations involving
the past of Aracaju city during the dictatorial regimen of the
New State in Brazil (1937-1945). The periodical press, memoirs, and
the writers who have described it lingered themselves in the characterization
of city spaces and the production of socio-spatial representations,
several times contradictory. The press, for example, occupied
itself this time in view the government’s actions to contain the problems
that could threaten the eugenic policies of the state, and helped to
combat impersonation and female prostitution and its performance
spaces. In the focus of the representations, also they are distinguished,
among other things, the city periphery, leisure spaces and sociability
and its population. Memoirists, and writers, added periodical
press (and the various voices and representations that show), they
became very important as a tool for characterization and caricature
spaces and consumers in the city, as well as, they had been (they are)
responsible for feeding one definitive understanding of bodies and
social papers of gender in aracajuano urban space.