O presente artigo traz algumas articulações observadas na relação entre publicação de artista e performance. As investigações sobre o tema foram concentradas na trajetória da artista norte americana Martha Wilson, fundadora da Franklin Furnace, Inc., em Nova Iorque, no ano de 1976. Como uma extensão de sua prática artística, a Franklin Furnace Inc. foi um espaço que, durante duas décadas, somou as atividades de construção de um arquivo de publicações de artista à um programa de performances. Como Martha Wilson, muitos artistas que faziam publicações impressas eram os mesmos que faziam performances – e que, na época, eram chamadas Leituras (Lectures). Por meio da interseção entre publicação e performance, a noção de alternative space expandiu-se de modo que poderíamos utilizá-la para desde exposições em páginas de revistas à manifestações de rua. A relação entre publicação e performance é tema a ser discutido no que nos tange o olhar de como tal interseção pode ser também uma resposta alternativa aos modos de criação/difusão de um trabalho de arte.
The present article brings some articulations toward the relationship between artistic publication and performance. The invertigations on the subject were focused on the trajetory of the north american artist Martha Wilson, founder of the Franklin Furnace Inc., in New York, in the year of 1976. As an extension of her artistic practice, Franklin Furnace Inc., was a room that for two decades summarized the activities of building an artistic publicational archieve with a performance program. Like Martha Wilson, many of the artists that made printed publications were the same as the ones who were performancers - and that at the time were called “Lectures”. Through the intersection between publishing and performance, the sense of alernative space expanded so that we could use it for expositions in magazines as for street demonstrations. The relationship between performance and publication is a subject to be discussed on the look of how this so called intersection can be as well an alternate answer on the ways of creation/dissemination of an artistic work.