QUÃO ÍNTIMAS SÃO AS “IDEIAS ÍNTIMAS”?: ANÁLISE DO POEMA DE ÁLVARES DE AZEVEDO N

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ISSN: 21764182
Editor Chefe: Márcio Roberto Soares Dias
Início Publicação: 30/06/2009
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

QUÃO ÍNTIMAS SÃO AS “IDEIAS ÍNTIMAS”?: ANÁLISE DO POEMA DE ÁLVARES DE AZEVEDO N

Ano: 2011 | Volume: 3 | Número: 1
Autores: atália Gonçalves de Souza Santos
Autor Correspondente: atália Gonçalves de Souza Santos | [email protected]

Palavras-chave: Poesia, Romantismo brasileiro, Álvares de Azevedo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A presente leitura de “Ideias Íntimas”, poema da Lira dos vinte anos (1853), de Álvares de Azevedo, pretende rastrear os elementos que conferem um andamento dramático ao texto, tendo por pressupostos a conhecida filiação do poeta ao prefácio Do grotesco e do sublime (1827), de Victor Hugo, que debate, além das categorias estéticas de seu título, a concepção dramática ideal do ponto de vista romântico, além do sentimento patético presente no poema alvaresiano e a movimentação do eu pelo espaço da casa e seu apego aos objetos. Com base na interpretação de Cilaine Alves, que aborda “Ideias Íntimas” como sendo um “poema miscelânea”, mistura de estilos, e a de Vagner Camilo, que o toma como um texto de cunho meditativo, nossa leitura o aborda como um momento de revisão de diversas posturas poéticas na busca de uma única, que legitime a poesia no século XIX configurando, assim, um pequeno “drama”.



Resumo Inglês:

This interpretation of “Ideias Íntimas”, a poem from the book Lira dos vinte anos, from Álvares de Azevedo, proposes to investigate the elements that give a dramatic course to the text, considering the well-known approximation of the poet to the preface Do grotesco e do sublime, from Victor Hugo, which debates, besides aesthetic categories, the ideal dramatic conception from the romantic point of view, besides the pathos present in the poem and the movement of the character by the house and his feelings for objects. Based on Cilaine Alves’ interpretation which considers the poem as a “miscellaneous poem”, a mixture of literary styles, and on Camilo’s interpretation which considers the text as meditative, our interpretation considers the poem as a revision of many poetic postures and the search of the poet for a unique posture which legitimates the poetry in the XIX century, configuring, in this way, a short “drama”.