A presente comunicação propõe a aproximação entre duas manifestações artÃsticas: os quadrinhos (ou histórias em quadrinhos, HQ’s, banda desenhada, etc.) cujo percurso histórico remonta, em seus primórdios, à s narrativas visuais grafadas nas cavernas na pré- história e desenvolveu-se até, já no século XIX, resultar nas tiras jornalÃsticas e nas revistas em quadrinhos tal qual as conhecemos hoje em dia; e a Poesia Visual, que, no Brasil, referese, sobretudo, aos movimentos de vanguarda instaurados pelo grupo Noigandres, dos irmãos Haroldo e Augusto de Campos e Décio Pignatari, os quais deram inÃcio ao movimento Concretista, que culminou em outros dois movimentos posteriores, o Neo-concretismo e o Poema Processo. Portanto, buscaremos, nesse estudo, os pontos de intersecção entre essas duas linguagens.
This Communication proposes a rapprochement between two artistic manifestations: the comic books whose, historical background goes back in its early days, the visual narratives spelled in caves in prehistory and developed until, in the nineteenth century, result in journalistic strips and in comic books just like we know them today; and the Visual Poetry, which, in Brazil, refers mainly to the avant-garde movements initiated by Noigandres, brothers Haroldo and Augusto de Campos and Pignatari, which started the Concretist movement, which culminated in two movements later, the Neo-concretism and the Poem process. Therefore, we will seek, in this study, the points of intersection between these two languages.