QUAL A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES GAMIFICADAS? UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

REVISTA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

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ISSN: 2178-7476
Editor Chefe: Maria do Horto Salles Tiellet
Início Publicação: 31/12/2003
Periodicidade: Semanal
Área de Estudo: Educação

QUAL A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES GAMIFICADAS? UM ESTUDO SOBRE MOTIVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Ano: 2020 | Volume: 34 | Número: 2
Autores: G.T.Bortoloto, V.M.Stafusa
Autor Correspondente: G.T.Bortoloto, | [email protected]

Palavras-chave: motivação, metodologias ativas, gamificação, ensino superior.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo objetivou estudar a relação existente entre a utilização de elementos de jogos e a motivação dos estudantes para participar de atividades acadêmicas que exijam uma postura ativa. Através de uma abordagem qualitativa, foi analisada uma universidade que reformou um evento acadêmico inserindo elementos de jogos (gamificação). Um dos resultados obtidos indica que grande parte dos alunos avaliaram positivamente a iniciativa, afirmando que houve um aumento em sua motivação. Também foi possível avaliar, neste caso, quais elementos de jogos estão mais relacionados com as motivações intrínseca e extrínseca. Além disso, foram apontados alguns problemas organizacionais que podem ter influenciado na motivação dos participantes durante o evento. Por fim, espera-se que este artigo possa



Resumo Inglês:

This paper aimed to study the relationship between the use of game elements and students’ motivation to participate in academic activities that require an active attitude. Through a qualitative approach, a university that reformed an academic event by inserting elements of games (gamification) was analyzed. One of the results indicates that most students positively evaluated the initiative, stating that there was an increase in their motivation. It was also possible to assess, in this case, which elements of games are most related to intrinsic and extrinsic motivations. In addition, some organizational problems were pointed out that may have influenced the motivation of the participants during the event. Finally, it is hoped that this article may raise practical reflections regarding the use of gamification in academic events.



Resumo Espanhol:

Este artículo tuvo como objetivo estudiar la relación entre el uso de elementos del juego y la motivación de los estudiantes para participar en actividades académicas que requieren una actitud activa. A través de un enfoque cualitativo, se analizó una universidad que reformó un evento académico insertando elementos de juegos (gamificación). Uno de los resultados obtenidos indica que la mayoría de los estudiantes evaluó positivamente la iniciativa, manifestando que hubo un aumento en su motivación. También fue posible evaluar, en este caso, qué elementos de los juegos están más relacionados con motivaciones intrínsecas y extrínsecas. Además, se señalaron algunos problemas organizativos que pueden haber influido en la motivación de los participantes durante el evento. Finalmente, se espera que este artículo pueda suscitar reflexiones prácticas sobre el uso de la gamificación en eventos académicos.