Além de elemento de composição das artes visuais, a cor tem sido destacada como conteúdo nos currículos e documentos que oferecem diretrizes para ensino de Arte na escola. Nesse artigo, cujo objetivo é analisar a inserção do artístico em visualidades cotidianas, respaldamo-nos no Estudo da Cultura Visual para investigar aspectos cromáticos em duas versões de Viva la Vida. A primeira versão trata-se de uma pintura de Frida Kahlo, elaborada em 1954, e a segunda, de uma coleção de calçados lançada pela marca Arezzo, em 2015. Em comum, essas duas produções destacam o vermelho, verde, amarelo, marrom e azul - cores que culturalmente têm sido associadas a significados distintos, mas que, em ambos os contextos, remetem-nos à imagem e vida da artista Frida Kahlo.
In addition to the compositional element of visual arts, color has been highlighted as content in curricula and documents that offer guidelines for teaching art in school. In this article, whose objective is to analyze the insertion of the artistic in daily visuals, we support ourselves in the Study of Visual Culture to investigate chromatic aspects in two versions of Viva la Vida. The first version is a painting by Frida Kahlo, produced in 1954, and the second by a collection of shoes launched by Arezzo in 2015. In common, these two productions highlight red, green, yellow, brown and Blue - colors that have been culturally associated with different meanings, but which, in both contexts, remind us of the image and life of artist Frida Kahlo.