Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Quanto de memória há no saber-fazer do palhaço? As questões contemporâneas sobre o patrimônio cultural a partir do trabalho de um grupo familiar de circo-teatro

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 26
Autores: Darlan De Mamann Marchi
Autor Correspondente: Darlan De Mamann Marchi | [email protected]

Palavras-chave: Cultura popular, circo-teatro, memória, patrimônio cultural

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O Circo-teatro ou Teatro de Lona do Bebé, atuante na região sul do estado do Rio Grande do Sul, dá continuidade a uma antiga prática teatral itinerante. Os vários espetáculos do repertório do grupo são releituras que mesclam elementos do passado a situações e temas contemporâneos e que possuem como protagonista o palhaço Bebé, o pai da família e proprietário do circo. Através da pesquisa foi possível verificar que o fazer teatral do grupo vincula-se estreitamente a uma memória familiar, sob a qual estão os fatores organizadores do trabalho. Pensar sobre a patrimonialização da prática teatral popular da qual o grupo/ família é detentora traz consigo os desafios contemporâneos do debate sobre o patrimônio cultural.



Resumo Inglês:

The circus-theater or Lona´sBebé Theatre, active in southern state region of Rio Grande do Sul, continues its itinerat theater practice. The several shows of group are readings that mix elements of the past whit contemporary situations and issues which have as protagonist the Clown called Bebé, the father of the family and circus owner. Through of research we found that the work of theater group is closely linked to a family memory, under which they are organizers factors at work. Think about the recognition process as cultural heritage of theater practice popular of which group/ family has of them contemporary challenges about the debate on cultural heritage.