Quasímodo e Claude Frollo: criatura e criador

Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias

Endereço:
Rua José Augusto Pereira dos Santos - Neves (Neves)
São Gonçalo / RJ
24425-004
Site: https://revistascientificas.ifrj.edu.br/revista/index.php/celte
Telefone: (21) 2088-7309
ISSN: 2675-8555
Editor Chefe: Marcus Vinicius Brotto de Almeida
Início Publicação: 19/06/2020
Periodicidade: Semestral

Quasímodo e Claude Frollo: criatura e criador

Ano: 2020 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Leonardo de Atayde Pereira
Autor Correspondente: Leonardo de Atayde Pereira | [email protected]

Palavras-chave: romance gótico, romance histórico, Walter Scott, Victor Hugo

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente artigo tem por objetivo indicar possíveis conexões estéticas e temáticas existentes entre o romance histórico oitocentista, configurado em sua gênese pelo romance scottiano, e o gênero gótico, nascido a partir da produção artística do pré-romantismo europeu e das experiências narrativas de autores como Horace Walpole, Ann Radcliffe e Mattew Lewis. Essas relações entre o gótico e o medievalismo romântico de Scott foram objetivadas, por exemplo, no romance Notre-Dame de Paris de Victor Hugo, publicado em 1831. Na narrativa de Hugo podemos notar a ambientação de uma atmosfera sombria e sobrenatural que se estende na caracterização da Catedral de Notre-Dame, no desenrolar do enredo e na configuração ambivalente e monstruosa de Quasímodo e Claude Frollo.



Resumo Inglês:

This article aims to indicate the possible aesthetic and thematic connections between the nineteenth-century historical novel, set in its genesis by the Scott novel, and the Gothic genre, born from the artistic production of European pre-romanticism and the narrative experiences of authors such as Horace Walpole, Ann Radcliffe and Mattew Lewis. These relationships between Scott’s Gothic and the Romantic Medievalism were objectified, for example, in Victor Hugo’s novel called Notre-Dame de Paris, published in 1831. In Hugo’s narrative we can note the setting of a darkening, supernatural atmosphere that extends into characterization in the Cathedral of Notre-Dame, in the unfolding of the plot and in the ambivalent and monstrous configuration of Quasímodo and Claude Frollo.